Por:

Incêndios devastam Serra da Beleza e Serra da Concórdia desde quarta

Imagens que circularam nas redes sociais mostram proporção do incêndio na Serra da Beleza | Foto: Reprodução/Redes sociais

Por Redação

O Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro combateu mais de 340 incêndios florestais em todo o estado nessa sexta-feira (13), de acordo com comunicado divulgado neste sábado (14) pela corporação. Entre os pontos considerados mais críticos, está o Monumento Natural Estadual da Serra da Beleza, na cidade de Valença, onde o combate às chamas dura desde quarta-feira (11). Os danos sobre a área de proteção ambiental com mais de 5 mil hectares ainda não foram calculados e as chamas chegaram a atingir o Quilombo São José da Serra, o mais antigo do Estado.

Aliás, a 60 quilômetros da Serra da Beleza, o Parque Estadual Serra da Concórdia, também continua em chamas. Estima-se que o dano causado no local foi de 300 hectares. A reserva tem cerca de 6 mil hectares.

Segundo Tatiana Ramos, moradora do município de Valença, a população tem oferecido suporte às autoridades, arrecadando e fornecendo água e outros suprimentos, e falou sobre a importância da investigação e a possibilidade do incêndio ser criminoso: "A gente tem que estar a par dessa investigação para saber o que está acontecendo, porque essa situação é um absurdo", disse Tatiana, que completou: "Embora não tenha como voltar atrás, precisam encontrar esse possível criminoso para que no futuro fique pelo menos um pouco menos frequente esse tipo de ato".

Parques fechados

O Governo do Estado anunciou, neste sábado (14), o fechamento de todas as 40 unidades de conservação estaduais, sendo 20 parques que têm visitação pública. A medida visa reforçar o combate a focos de incêndios florestais como também arantir a segurança de famílias e demais frequentadores destas áreas. "É importante lembrar que qualquer pessoa que avistar um incêndio deve ligar para o número 193 e informar a corporação - destacou o governador Cláudio Castro.

Outras cidades

Na última semana, os moradores dos bairros Jardim Amália e Jardim Provence, em Volta Redonda, também puderam presenciar um incêndio de grandes proporções. Ele teve início na terça-fera (10), às 15h, mas só foi controlado totalmente por volta de 21h.

O município de Bananal, em São Paulo, também foi atingido pelas chamas na quarta-feira (11). Segundo a Defesa Civil de São Paulo, os danos que atingiram a Serra da Bocaina, local fica próximo à divisa de São Paulo com o Rio de Janeiro, ainda não haviam sido calculados.

*Com informações da Agência Brasil