Por: Por Lanna Silveira

Thiago Valério vê aliança com o PT como essencial

Thiago Valério ressalta experiência na corrida e fala de plano de governo | Foto: Ana Luiza Rossi/CSF


Pela segunda eleição consecutiva, o professor Thiago Valério, do PDT, se lança como candidato na corrida à Prefeitura de Barra Mansa. O vice de sua chapa é o médico Maurício Suckow Amaral Filho, do PT.

Após a candidatura em 2020, Thiago se sente mais preparado para assumir o cargo de prefeito - tanto pelos anos adicionais de experiência garantida, quanto pela atual garantia de suporte do PT, que se retirou da corrida em Barra Mansa para apoiar Valério e estreitou as relações do candidato com o Governo Federal.

As declarações de Thiago Valério foram dadas ao Correio Sul Fluminense na tarde da última sexta-feira, dia 13, em visita à Redação. A reportagem faz parte de uma série de entrevistas do jornal com os candidatos às prefeituras de toda a região.

Plano de governo

O objetivo principal de Valério, caso seja eleito, é garantir a permanência dos moradores de Barra Mansa na cidade, explorando todos os setores municipais ao máximo de seu potencial para aumentar a qualidade de vida local.

O candidato garante que as decisões do executivo terão a participação popular por meio da implementação de um Orçamento Participativo, que buscará o entendimento de quais investimentos são essenciais para os moradores.

Saúde

Valério enfatiza que a saúde municipal será o setor prioritário dos investimentos em um eventual governo. Entre as propostas citadas pelo candidato, estão a construção do primeiro Hospital Municipal de Barra Mansa; a reforma e modernização dos postos de saúde; a diminuição das filas de espera; e a reabertura da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da Região Leste, funcionando integralmente para atendimento emergencial.

A construção do Hospital Municipal é considerada de extrema importância por Thiago. O candidato ressalta que a parceria com a Santa Casa será mantida, acrescentando que a nova unidade de saúde também servirá para otimizar os serviços da Santa Casa, oferecendo um atendimento mais ágil à população.

Educação

Para Valério, a Educação de Barra Mansa precisa ser "repaginada" e pensada a partir de novas prioridades. Para isso, o candidato pretende, primeiramente, implementar um novo Plano Municipal de Educação, pensado para ligar o desenvolvimento educacional ao desenvolvimento econômico da cidade.

O candidato acredita que uma educação de qualidade é essencial para atrair o investimento de empresários na cidade por meio da garantia de mão de obra qualificada para operar os serviços. Para isso, Valério acredita que a grade escolar deva envolver disciplinas de capacitação para as principais atividades econômicas e produtivas de Barra Mansa e da região.

- Eu tenho que sinalizar para o empreendedor que existem meios para que a empresa dele chegue em Barra Mansa e se desenvolva, a partir de uma mão de obra bem formada - explica.

Outras propostas de Thiago envolvem a implementação de uma universidade federal e de um instituto federal na cidade - um feito ainda inédito pelo governo municipal -, além do reestabelecimento da Regência Escolar e das eleições para direção das escolas, a construção de uma escola rural, a instalação de quatro escolas de tempo integral e a implementação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos profissionais da educação - tópico que é alvo de reinvindicação constante da categoria em Barra Mansa.

Desenvolvimento Econômico

Além do investimento em educação, Thiago analisa outras maneiras de potencializar a geração de empregos na cidade. Seu plano de governo prevê maior apoio aos produtores rurais de Barra mansa e seus distritos, com o objetivo de alcançar 100% de investimento em agricultura familiar por meio da verba do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar). O candidato explica que o incentivo público dará base para que o produtor rural possa não somente produzir alimentos em maior escala, como também aumentar a variedade de seus produtos.

Thiago também reconhece o potencial turístico da cidade, afirmando que pretende investir no turismo ecológico, rural e religioso dos distritos, valorizando o patrimônio cultural, natural e histórico dessas localidades.

- Barra Mansa não tem só um viés de desenvolvimento e geração de empregos. A cidade tem vários e vamos explorar todos - garante.

Emergência climática

Reconhecendo a insegurança climática de Barra Mansa durante o período de fortes chuvas, devido aos episódios recorrentes de enchentes e deslizamento de encostas, Valério propõe a implementação de recursos para minimizar os impactos dos temporais.

Uma de suas prioridades é o desenvolvimento de um Programa Habitacional para remover a população ribeirinha e os moradores das encostas para locais seguros, com garantia de uma nova moradia e de qualidade de vida. Seria implementado, ainda, um Programa de Redução de Riscos para fazer um monitoramento das áreas críticas para moradia.

O candidato também pontua a importância no investimento do tratamento de esgoto municipal como uma forma de mitigar as enchentes e alagamentos.

Trajetória

Thiago Valério iniciou sua trajetória na administração pública como presidente da Associação dos Moradores do bairro Vista Alegre, eleito por dois mandatos. Concorreu pela primeira vez a vereador em 2012, subindo ao cargo nas eleições de 2016. Decidiu participar da corrida à prefeitura pela primeira vez em 2020, conseguindo o segundo maior número de votos.

Entendendo que precisava se preparar mais para a vida política, Valério foi para a Prefeitura de Niterói assumir a diretoria geral da Fundação Municipal de Educação, onde permaneceu até fevereiro deste ano.

Durante o período de pré-campanha, Valério foi alvo de críticas por ainda estar afiliado à Prefeitura de Niterói enquanto se organizava politicamente em Barra Mansa, sendo acusado de estar sendo pago com recursos de seu cargo em Niterói para construir sua campanha para prefeito. Em resposta, Thiago ressaltou que foi desligado de seu antigo cargo ainda no início deste ano, antes do início de sua pré-campanha, e que se dedicou integralmente à Fundação Municipal de Educação de Niterói durante todo seu tempo de trabalho.