Por:

Seminário discute o papel da energia nuclear em transição

André Osório, chefe de Gabinete da Eletronuclear, integra a mesa de debates, realizada no Centro de Convenções da Firjan | Foto: Divulgação/Eletronuclear

Por Redação

A Eletronuclear participou da 9ª edição do Seminário Cidades Verdes, organizado pelo Instituto Onda Azul, realizado no Centro de Convenções Firjan, no Rio, nos dias 16 e 17 de setembro. O evento reúne, tradicionalmente, especialistas e gestores para discutir temas essenciais para o desenvolvimento sustentável do país.

No segundo dia do seminário, André Osório, chefe de Gabinete da Eletronuclear, integrou a mesa "O impacto socioambiental das diversas formas energéticas", ao lado de Glaucia Vieira (Universidade Federal Fluminense - UFF), Branca Americano (Mercúrio Partners) e Cristina Sayão (Transportadora Associada de Gás - TAG), com mediação do jornalista Aziz Filho.

Osório destacou a importância de ampliar o debate sobre a aceitação pública da energia nuclear no Brasil, enfatizando a necessidade de esclarecer a população sobre os benefícios dessa fonte energética. "A energia nuclear, ao lado de outras fontes limpas e renováveis, tem um papel fundamental na diversificação da matriz energética e na redução das emissões de carbono, contribuindo para o combate às mudanças climáticas e para a segurança energética do país", afirmou.

Além disso, a mesa discutiu questões como o aproveitamento de resíduos - como óleo de cozinha - para a produção de combustíveis de baixo carbono, o avanço das políticas de transição energética e a importância de uma matriz diversificada para atender aos desafios ambientais e socioeconômicos do Brasil.