Por:

Disputa em Vassouras tem reviravolta e MDB fica fora

Prefeitura de Vassouras, no sul do Estado do Rio, é disputada agora por três candidatos | Foto: Divulgação

Por Sônia Paes

As eleições na cidade de Vassouras, no Vale do Café, tiveram uma verdadeira reviravolta na noite de terça-feira, dia 17, quando o candidato à prefeitura pelo MDB, Zé Alencar, renunciou à disputa. E mais: fez aliança com o Solidariedade, de Kiko Brando, que está na corrida pelo Executivo.

Zé Alencar afirmou, no vídeo postado em redes sociais, que a decisão estava referendada pelo presidente estadual do MDB, Washington Reis, por seus familias e amigos. "A maioria do nosso grupo decidiu apoiar o Kiko Brando", revelou.

Entenda o caso

Em 28 de agosto, o pedido de impugnação da candidatura de Zé de Alencar foi confirmado pelo colegiado da Décima Quinta Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, em ação movida pelo MPE (Ministério Público Federal)

Na Ação de Impugnação de Registro de Candidatura (AIRC), a 41ª Promotoria Eleitoral de Vassouras demonstrou ao Juízo Eleitoral que o candidato foi condenado, em 2022, por ato doloso de improbidade administrativa, com lesão ao patrimônio público e enriquecimento ilícito.

Segundo a ação ajuizada pelo MPE, a condenação do candidato, reconheceu a prática de atos de improbidade administrativa, causando um prejuízo aos cofres públicos de R$ 324.204,89.

Candidato nega

No vídeo divulgado, Zé de Alencar nega todas as denúncia e diz que sua inocência será provada após o julgamento final do processo.

"Tenho um processo, com recurso em Brasília, na Justiça comum, onde tenho muita fé que vou ganhar. Sou inocente, não cometi crime nenhum, porque dentro do processo estão as provas documentais de que na data que teve os pagamentos, dos aditivos da escola do lado do Fórum, eu não estava como secretário de Obras. Então estou aqui dando satisgação a vocês que hoje não sou mais candidato a prefeitura", disse Zé Alencar.

Depois de detalhar o processo e declarar que é inocente, Zé de Alencar mandou um recado para os eleitores de Vassouras:

-Quero agradecer a todos os meus eleitores, aos amigos, aos candidatos e candidatas a vereador, que estavam comigo e que agora também seguem o kiko, e pedir a todos vocês que continuem acreditando no nosso projeto, mas que agora, se tornou um só grande projeto de oposição à esse governo que aí está. Vamos seguir juntos com o Kiko Brando, rumo a vitória no próximo dia 06 de outubro - concluiu Kiko, por meio do vídeo que ele postou na noite de terça-feira, nas redes sociais.

Postulantes à corrida eleitoral

A disputa pela Prefeitura de Vassouras será agora entre os candidatos Kiko Brando, do Solidariedade, Victor Setaro, do Agir e a atual vice-prefeita, Rosi Silva, do PP. Rosi está na corrida com apoio do atual prefeito de Vassouras, Severino Filho, que está no segundo mandato e não pode vir candidato, conforme determina a Lei Eleitoral.

Na disputa por uma vaga na Câmara Municipal, Vassouras tem 112 candidatos a vereador, conforme dados divulgados pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Detalhe: os Zé de Alencar também decidiram apoiar Kiko Brando do Solidariedade.