Por Redação
O Hospital Veterinário, que ficará no bairro Rústico, em Volta Redonda, é uma das prioridades do prefeito Antonio Francisco Neto, do PP, candidato à reeleição. A chapa de Neto tem como vice o engenheiro Sebastião Faria, do PL, atual vice-prefeito. Se Neto sair vencedor, ele emplaca o sexto mandato na Cidade do Aço. Será o único prefeito do país a atingir a marca.
A unidade veterinária, a primeira pública do município, terá área construída de nada menos do que 760 metro quadrados. Já o terreno tem 3,5 mil metros quadrados e foi doado pela prefeitura
-O Hospital Veterinário está sendo finalizado com o apoio do governo estadual e de parlamentares que atuam em prol dos animais. É uma conquista para a cidade e, principalmente, para os tutores, pois muitos não têm condições financeiras de arcar com as despesas médicas. Isso mostra um grande avanço para os animais na nossa cidade - disse Neto.
A data da conclusão da obra ainda não está definida, mas, segundo a prefeitura, deve ser em breve e pode ocorrer ainda este ano. E mais: atenderá a outras cidades da região Sul Fluminense.
O hospital terá com quatro consultórios; ambulatório; recepção; laboratório; salas de raios-x e ultrassonografia. O local terá ainda uma sala para cirurgia e recuperação anestésica, além de um espaço para tratamento de doenças infecciosas. Haverá também áreas de esterilização/higienização; gatil e um canil.
-A obra está cada vez mais perto de ser finalizada e, com isso, vemos a dimensão do que estamos fazendo. Demandou muito esforço para este sonho sair do papel, por isso, não posso deixar de agradecer ao deputado federal doutor Luizinho, ao governador do Estado do Rio, Cláudio Castro, aos vereadores e as pessoas que acreditaram que ter um hospital totalmente dedicado aos animais seria possível-comentou o prefeito Antonio Francisco Neto.
Outros projetos
O Castramóvel Volta Redonda também foi uma grande conquista para os animais, segundo afirma o prefeito Neto. Lançado em abril de 2023, o veículo móvel exclusivo para castração de cães e gatos, a partir dos seis meses de vida, ofereceu 1.200 atendimentos. O castramóvel percorreu diversos bairros ao longo do primeiro ano de funcionamento.
Além do castramóvel, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), situado no bairro Três Poços, em Volta Redonda, continua oferecendo gratuitamente castração, com uma média de 250 procedimentos mensais.
O centro também oferece orientações e tratamento no controle de doenças que podem ser transmitidas aos humanos.
-Saúde e bem-estar animal estão atreladas ao nosso governo, que conta com o espaço de adoção Família Animal - afirma.
Desde o ano de 2021, por exemplo, 260 cães e 200 gatos ganharam novos lares através da iniciativa. A maioria deles são provenientes de acumuladores acompanhados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, apreendidos ou vítimas de maus-tratos. São também animais que foram resgatados nas ruas e que se encontram sob a tutela de protetores independentes ou de ONGs voltadas para a proteção animal.