Por:

Agência contratada pela prefeitura estaria fazendo campanha de Ferreti

Da esquerda para direita: Fernando Jordão e Ferreti | Foto: Reprodução

Por Redação

A disputa municipal em Angra dos Reis tem uma conhecida acirra nesta reta final com a participação de uma conhecida protagonista: a Somma Comunicações. A agência presta serviços à prefeitura, por meio de um contrato, firmado em 2022, no valor de R$ 3.307.230,23, é alvo de investigação do Ministério Público Eleitoral, da Polícia Federal e acusada de aliciar ex-funcionários de Renato Araújo, candidato do PL a prefeito, para gravar vídeos denegrindo a imagem do empresário.

A dona da agência Gabriela Athias começou a atuar no meio ainda na época do governo de Wilson Witzel, cassado por corrupção, e teria ligação com o pastor Everaldo, alvo de investigação em um dos braços da Lava Jato.

Coligação acionou Justiça

A Coligação "Angra para todos", do candidato Renato Araújo, que acionou o MPE (Ministério Público Federal), afirma que as ligações de Gabriela com o prefeito Fernando Jordão e sua mulher, a deputada estadual Célia Jordão, começou mesmo antes de a empresa ganhar a licitação para publicidade digital da prefeitura angrense.

A agência, com contrato milionário cujo valor pode chegar ao patamar de nada menos do que R$ 13 milhões, com os aditivos, segundo a coligação, é investigada pela Polícia Federal. A investigação apura abuso do poder econômico e o uso indevido dos meios de comunicação na campanha de Cláudio Ferreti, ex-secretário Municipal de Governo de Fernando Jordão. A agência estaria fazendo ainda a campanha dos candidatos a vereador da coligação de Ferreti.

No emaranhado de ligações nebulosas, a Somma fez outras campanhas, em 2020, conforme mostra a prestação de contas eleitorais divulgadas pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). E mais: teria vínculo com a JK Comunicações, de propriedade de João Kalache. Em 2019, ele era diretor da Somma e a JK seria usada para atuar em outras campanhas de forma indireta.

O prefeito Fernando Jordão teria conhecido a empresária da agência de publicidade durante uma viagem, a israel, em 2018, através do recém-eleito governador do Rio, Wilson Witzel, a Israel. Gabriela assessorava o grupo de Wilson e sua comitiva.

O que diz o prefeito

Em nota enviada ao Correio Sul Fluminense, anteontem, o prefeito Fernando Jordão informou que desconhece a existência de qualquer "milícia digital" em Angra dos Reis e está à disposição das autoridades. "Com relação à Somma Comunicações, o prefeito esclarece que o contrato com a agência foi firmado após licitação que cumpriu todos os requisitos legais, com valores compatíveis com os praticados no mercado", diz a nota, e conclui

"Desde 2022, a empresa é responsável pelos serviços de comunicação para promover e dar transparência aos programas e ações da Prefeitura de Angra dos Reis, sob coordenação e supervisão da Secretaria Executiva de Comunicação".