Os ecopontos dos bairros da Japuíba, Belém, Frade, Jacuecanga, Monsuaba e Vila do Abraão, na Ilha Grande, estão funcionando de segunda a quinta-feira, das 7h às 17h e sexta-feira, das 7h às 16h, para receber voluntariamente materiais recicláveis, como plástico, vidros e papéis.
Além do lixo reciclável, os ecopontos ainda recebem resíduos da construção civil, com um limite diário de descarte de 1m³ por pessoa, o que equivale a cerca de 25% do volume de uma caçamba. O ecoponto do Belém também recebe pneus.
O ecoponto da Praia do Provetá, na Ilha Grande, está em construção, e os dois do Parque Mambucaba e um outro no Morro do Moreno estão em processo de licenciamento. Ainda estão em estudo os da Praia da Chácara, Cantagalo e Praia Grande. Outros 15, espalhados por ilhas e continente, também serão construídos.
Mesmo com o funcionamento dos ecopontos, a coleta seletiva de porta em porta continua, com o caminhão passando nos bairros uma vez na semana.
O descarte irregular de lixo, além da poluição visual e ambiental, pode causar problemas, como o entupimento dos bueiros, e, consequentemente, alagamentos das ruas. Os ecopontos são frutos da parceria público-privada de Limpeza Urbana no município.