Incêndios devastam Serra da Beleza e Serra da Concórdia desde quarta

Além das áreas em Valença, outros locais na região ficaram em chamas

Por

Imagens que circularam nas redes sociais mostram proporção do incêndio na Serra da Beleza

Por Redação

O Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro combateu mais de 340 incêndios florestais em todo o estado nessa sexta-feira (13), de acordo com comunicado divulgado neste sábado (14) pela corporação. Entre os pontos considerados mais críticos, está o Monumento Natural Estadual da Serra da Beleza, na cidade de Valença, onde o combate às chamas dura desde quarta-feira (11). Os danos sobre a área de proteção ambiental com mais de 5 mil hectares ainda não foram calculados e as chamas chegaram a atingir o Quilombo São José da Serra, o mais antigo do Estado.

Aliás, a 60 quilômetros da Serra da Beleza, o Parque Estadual Serra da Concórdia, também continua em chamas. Estima-se que o dano causado no local foi de 300 hectares. A reserva tem cerca de 6 mil hectares.

Segundo Tatiana Ramos, moradora do município de Valença, a população tem oferecido suporte às autoridades, arrecadando e fornecendo água e outros suprimentos, e falou sobre a importância da investigação e a possibilidade do incêndio ser criminoso: "A gente tem que estar a par dessa investigação para saber o que está acontecendo, porque essa situação é um absurdo", disse Tatiana, que completou: "Embora não tenha como voltar atrás, precisam encontrar esse possível criminoso para que no futuro fique pelo menos um pouco menos frequente esse tipo de ato".

Parques fechados

O Governo do Estado anunciou, neste sábado (14), o fechamento de todas as 40 unidades de conservação estaduais, sendo 20 parques que têm visitação pública. A medida visa reforçar o combate a focos de incêndios florestais como também arantir a segurança de famílias e demais frequentadores destas áreas. "É importante lembrar que qualquer pessoa que avistar um incêndio deve ligar para o número 193 e informar a corporação - destacou o governador Cláudio Castro.

Outras cidades

Na última semana, os moradores dos bairros Jardim Amália e Jardim Provence, em Volta Redonda, também puderam presenciar um incêndio de grandes proporções. Ele teve início na terça-fera (10), às 15h, mas só foi controlado totalmente por volta de 21h.

O município de Bananal, em São Paulo, também foi atingido pelas chamas na quarta-feira (11). Segundo a Defesa Civil de São Paulo, os danos que atingiram a Serra da Bocaina, local fica próximo à divisa de São Paulo com o Rio de Janeiro, ainda não haviam sido calculados.

*Com informações da Agência Brasil