Incêndios são extintos em parques

Por

Corpo de Bombeiros do Rio combateu cerca de 14 mil incêndios florestais apenas neste ano

O Corpo de Bombeiros conseguiu debelar o incêndio que desvastou o Parque Estadual Serra da Concórdia e o Monumento Estadual da Serra da Beleza, em Valença. Só para se ter uma ideia as chamas, que começaram na quarta-feira, dia 16, e foram debeladas nesta segunda-feira, dia 16, destruíram cerca de 310 hectares. A área equivale a 310 campos de futebol.

As causas do incêndio são desconhecidas e serão investigadas pela Delegacia de Valença, onde o caso foi registrado. O combate mobilizou o Corpo de Bombeiros, guarda-parques do Parque Estadual Serra da Concórdia, Refúgio de Vida Silvestre e do Parque Natural Municipal do Açude da Concórdia. O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) também enviou equipes e uma aeronave para apoiar os esforços. No total, cerca de 40 profissionais participaram da ação.as causas do incêndio eram desconhecidas.

Parques fechados

No sábado, dia 14, o governador do Estado do Rio, Cláudio Castro, determinou o fechamento temporário de todos os parques por causa das queimadas. O secretário de Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi, anunciou que a visitação de turistas foi suspensa e que as equipes de guarda-parques estão em campo para combater os incêndios.

Segundo o Corpo de Bombeiros, apenas na sexta-feira (13) foram extintos mais de 330 focos de incêndios florestais em todo o estado. Nesta manhã, ainda havia mais de 20 ocorrências em andamento.

Em declaração nas redes sociais, o secretário afirmou que o fechamento foi decidido pelo governo para garantir a segurança dos visitantes dos parques e também para evitar novas ocorrências. O estado vai concentrar esforços da Policia Ambiental, Corpo de Bombeiros e Delegacia de Crimes Ambientais no combate aos focos de incêndio e identificação de ações criminosas. Em caso de ações criminosas, os terrenos em questão serão embargados e não poderão ser usados.