Rio Claro: veja as propostas para a saúde e educação

Três candidatos disputam prefeitura do município da Costa Verde

Por

Candidatos da esquerda para direita: Dra. Pollyanna Mazilli, Dr. Daniel e Babton Biondi

Por Ana Luiza Rossi

Faltando menos de duas semanas para a eleição pela prefeitura de Rio Claro, na Costa Verde do Estado, o Correio Sul Fluminense traz um recorte dos três candidatos - Dra. Pollyanna Mazilli (Podemos), Dr. Daniel (União Brasil) e Babton Biondi (PP) - que apresentaram suas propostas para as pastas de saúde e educação. Ainda, é possível acessar o cronograma de governo em sua versão completa pela plataforma DivulgaCandContas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Dra. Pollyanna Mazilli (Podemos)

A única candidata da disputa, a Dra. Pollyanna Mazilli propõe uma modernização das Unidades Básicas de Saúde, com foco na atenção primária e preventiva, além de um programa de atendimento itinerante para a população rural. Ela também se compromete em ampliar e modernizar o Hospital Nossa Senhora da Piedade, além da implementação de serviços de telemedicina para facilitar o acesso a especialistas - medida que visa reduzir a necessidade de deslocamentos, especialmente nas áreas mais afastadas.

Com enfoque nas áreas rurais, Pollyanna propôs a revitalização das escolas distantes para reduzir a evasão escolar. Além disso, sugere a criação de cursos técnicos e profissionalizantes nas áreas de agropecuária e agronegócio, em parceria com empresas do setor. Ela também propõe programas de educação ambiental nas escolas, para enfatizar a sustentabilidade.

Dr. Daniel (União Brasil)

Já o candidato Dr. Daniel, por sua vez, aposta na criação de unidades especializadas. Ele sugere a criação de uma Clínica de Saúde da Mulher, voltada para exames de mamografia e ultrassonografia, e um Centro de Atendimento ao Idoso, além de clínicas pediátricas especializadas. Ele também propõe a implantação de um Centro de Estímulo ao Desenvolvimento para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e o fortalecimento do atendimento do Médico de Família. Para áreas rurais, Dr. Daniel defende a realização de campanhas itinerantes com exames e atendimentos diversos, incluindo odontológicos.

Mirando na valorização do desempenho dos alunos e garantir inclusão em sala de aula, Dr. Daniel destaca o Programa Aluno Nota 10, que oferece um incentivo financeiro às famílias de estudantes que se mantenham com boa frequência e desempenho. Ele também sugere a ampliação do horário integral nas escolas municipais, a criação de creches em período integral e cursos de idiomas no contraturno, para complementar a grade de matérias. Além disso, o candidato propõe informatizar as escolas e garantir uma alimentação de qualidade.

Babton Biondi (PP)

Já Babton Biondi, que disputa pela reeleição do cargo, quer adotar uma visão alinhada às diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS). Sua proposta inclui a ampliação das equipes de saúde da família, reformas nas unidades de saúde e a incorporação de novas tecnologias, como um mamógrafo para o município. Além disso, ele planeja implantar unidades do Serviço de Pronto Atendimento (SPA) nos distritos mais distantes, juntamente com um serviço móvel de odontologia para áreas rurais.

O candidato foca na continuidade e expansão de programas já implementados em seu mandato, com a ampliação de vagas para creches e escolas, além da modernização das unidades educacionais. O candidato ainda defende o fortalecimento de atividades extracurriculares, como programas de esportes, musicalização e empreendedorismo, como também da inclusão digital com a intensificação do ensino de informática. Por fim, Biondi também destaca o investimento contínuo na formação de professores e o compromisso com a inclusão de alunos com necessidades especiais.