VR: Mobilidade urbana em nova fase

Por

Será através dessa avenida que os motoristas também vão acessar a nova ponte, que está sendo construída sobre o Rio Paraíba do Sul.

Foram lançadas nesta quarta-feira (25) as vigas metálicas que vão compor o segundo vão da alça de acesso ao viaduto Heitor Leite Franco, que está sendo construída no Aterrado, em Volta Redonda. Com o objetivo de desafogar o trânsito no bairro, a intervenção faz parte das obras de engenharia do Plano de Mobilidade Urbana do município, executado em parceria com o Governo do Estado, com cerca de R$ 140 milhões em investimentos.

De acordo com a empreiteira Santa Luzia, que toca a obra da alça, o primeiro vão - que contempla a rampa de descida - já teve as vigas metálicas lançadas anteriormente e as equipes estão preparando a estrutura para receber a concretagem da pista de rodagem dos veículos. E as vigas metálicas para o terceiro (de um total de cinco vãos) já estão sendo preparadas para o lançamento, o que está previsto para daqui a aproximadamente 15 dias. Todos os pilares de concreto que sustentarão a pista já estão prontos.

A alça será responsável por direcionar um novo corredor de veículos até a Avenida do Canal, para quem segue pelo Viaduto Heitor Leite Franco no sentido do bairro Aterrado. Atualmente, os motoristas que descem pelo viaduto - vindo da Colina em direção ao Aterrado - são obrigados a seguir para a Avenida 7 de Setembro. Isso resulta em um tráfego inevitável no "miolo" do Aterrado, o qual fica sobrecarregado nos horários de pico.

Pela Avenida do Canal, o motorista passa por todo o bairro Aterrado, sem passar pelo centro comercial do bairro.

Além disso, será através dessa avenida que os motoristas também vão acessar a nova ponte, que está sendo construída sobre o Rio Paraíba do Sul. Ou seja, quem desejar acessar a Radial Leste ou seguir em direção ao Retiro, por exemplo, também poderá fazer um novo trajeto sem precisar passar pelo meio do centro comercial do bairro Aterrado.