Por:

Seis cidades têm mulheres na disputa pelo cargo de prefeita

O primeiro turno das eleições deste ano acontece neste domingo (6) | Foto: Arquivo/Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Por Lanna Silveira



Faltando menos de uma semana para as Eleições de 2024, o Correio Sul Fluminense traz um recorte das oito candidatas mulheres que disputam a Prefeitura de cidades da região Médio Paraíba. Tais candidaturas estão registradas nos municípios de: Barra do Piraí, Paraty, Pinheiral, Rio Claro, Valença e Vassouras.

A reportagem apresenta um contraste entre as propostas das candidatas para as pastas de Saúde e Educação em suas respectivas cidades. Os projetos de governo de cada uma estão disponíveis em sua versão completa na plataforma DivulgaCandContas, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Katia Miki (Solidariedade)

Em Barra do Piraí, Katia Miki é uma das duas únicas candidatas mulheres nestas eleições. Miki entende que a Saúde municipal enfrentou desafios de atendimento nos últimos anos, necessitando de investimentos de ampliação e eficiência. Para mudar essa realidade, a candidata pretende reestruturar e fortalecer a Atenção à Saúde Primária por meio da construção de novas Unidades de Saúde e centros médicos em geral; priorizar áreas carentes em atendimento; contratar e criar novas equipes; informatizar os espaços médicos; realizar a manutenção de equipamentos já existentes; investir em programas de capacitação constante para os profissionais de saúde; entre outras prioridades.

Para a Educação, Miki enxerga deficiências na valorização dos servidores da educação municipal, além de questionar a qualidade do atendimento da rede pública a seus estudantes. Para reverter o cenário, algumas das medidas propostas pela candidata são a revisão do Plano de Cargos e Salários dos professores; ajustes na carga horária; manutenção e fiscalização da merenda escolar; estudo da possibilidade de participação da comunidade nos Conselhos Escolares; estudo de implementação de novas creches; preparação de toda estrutura de ensino pública para receber alunos com deficiências; e o investimento em suporte pedagógico.

Professora Fernanda Vieira (Psol)

Fernanda Vieira é a segunda candidata mulher de Barra do Piraí, em sua primeira disputa pela Prefeitura. Na área da Saúde, a candidata acredita que a gestão pública precisa promover um sistema de saúde humanizado e focado em ações de prevenção. Algumas das propostas da candidata envolvem a ampliação de todos os programas de Saúde previstos no SUS; reavaliação dos recursos e da estrutura das Unidades de Saúde, de acordo com as necessidades de cada bairro; qualificação das equipes da Unidade Básica de Saúde para a atenção integral à saúde do idoso e da população vulnerável; reorganização da rede de atenção em saúde mental e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU); e o estudo da viabilidade de construção de um Hospital Municipal.

Quanto ao setor da Educação, a prioridade de Fernanda é garantir que esse direito seja acessível a todos os moradores, facilitando ainda que os estudantes consigam ter permanência nas escolas. A candidata também preza pela valorização dos profissionais de educação. Em concordância com Miki, Fernanda pretende avaliar a demanda de implementação de creches, promover capacitação para que educadores possam dar aulas a pessoas com deficiência e garantir o cumprimento do Plano de Cargos e Salários dos profissionais da educação. A candidata também visa aplicar de forma eficiente os recursos do Novo Fundeb; ampliar a oferta da Merenda Escolar; estudar a implementação de universidades na cidade, assim como viabilizar a instalação de Institutos Federais; estudar a implementação de escolas em tempo integral; entre outras propostas.

Carla Lacerda (MDB)

Carla Lacerda será a única candidata mulher nas eleições em Paraty. Na área da Saúde, a gestão de Carla pretende garantir que os serviços municipais sejam abrangentes a todos os públicos-alvo da cidade. Algumas das medidas que serão tomadas em uma eventual eleição da candidata serão a construção de cinco novas Unidades Básicas de Saúde - nos bairros Condado, Paraty Mirim, Central, Tarituba e Jabaquara; entrega de remédios nas residências de pacientes acamados; implementação de serviço de consulta online ou por telefone; criação da 'Casa do Atleta', com foco em atendimento de atletas com uma equipe multidisciplinar; garantia de novos equipamentos para hospitais; implementação do 'Projeto Casa Girassol', que oferece apoio e tratamento às crianças PCDs e seus familiares; entre outras.

Carla entende que o setor de educação precisa ser modernizado, além de ter as ofertas de seus serviços ampliadas a população. Entre as propostas da candidata, estão a capacitação dos profissionais da Educação para atender as crianças PCDs; a construção de novas creches, com a ampliação do número de vagas das que já funcionam; criação de um programa de férias nas escolas, com alimentação e atividades de lazer; informatização das escolas; estabelecimento de formação continuada dos professores; ampliação da oferta do EJA (Educação de Jovens e Adultos); entre outras.

Sediene Maia (PSD)

A professora Sediene Maia também é a única candidata mulher na concorrência pela Prefeitura de Pinheiral. Para a área da Saúde, a prioridade de Sediene será a ampliação do atendimento de saúde no município, garantindo melhorias no setor. Algumas das propostas da candidata são a ampliação do número de leitos do Hospital Municipal; reformar e modernizar o Pronto Socorro; ampliar os serviços do Programa de Saúde da Família e capacitar seus profissionais; aumentar a oferta de especialidades médicas; implantar o Hospital da Criança junto com a Maternidade; aumentar o número de profissionais pediatras 24 horas; entre outras.

Para a Educação, Sediene acredita que a qualidade do sistema de educação de Pinheiral precisa ser avaliada e melhorada, distribuindo foco também a infraestrutura das escolas municipais. Para isso, a candidata pretende reformar todas as escolas e creches municipais; oferecer cursos de atualização e especialização para professores; implementar projetos extracurriculares, com atividades culturais esportivas e tecnológicas nas escolas; e integrar a Biblioteca Municipal à Casa de Cultura, promovendo eventos literários e culturais para os estudantes.

Pollyanna Mazilli (Pode)

A doutora Pollyanna Mazilli será a única candidata mulher de Rio Claro em 2024. Para o setor de saúde, Pollyanna focará em medidas que tragam melhorias no sistema de atendimento público, criando novos projetos e investindo no que já funciona. Para isso, a candidata propõe a ampliação e modernização das Unidades Básicas de Saúde, com foco na Atenção Primária e Preventiva; criação de medidas específicas para o atendimento da população rural, com equipes itinerantes; implementação de serviços de telemedicina para facilitar o atendimento; e a revitalização do Hospital Nossa Senhora da Piedade.

Já na área de Educação, Pollyanna visa ampliar a capacitação dos estudantes para a vida profissional, diminuir a evasão escolar e incluir valores sociais no ensino. Para alcançar tais objetivos, a candidata pretende melhorar a infraestrutura das escolas rurais, oferecendo um serviço melhor para os estudantes dessas áreas; implementar a formação continuada dos professores; criar cursos técnicos voltados para as áreas de agropecuária e agronegócio; e criar e promover programas de educação ambiental nas escolas e comunidades.

Fabiana Vasconcellos (Agir)

A candidata Fabiana Vasconcellos é uma das duas candidatas mulheres à Prefeitura de Valença neste ano. Para a área da Saúde, Fabiana acredita ser essencial garantir que os serviços ofereçam tranquilidade e confiança à população, além de um atendimento seguro e de qualidade. Visando isso, algumas de suas propostas envolvem a garantia da disponibilidade de remédios essenciais na rede pública; aumento do quadro de profissionais de saúde e revitalização das unidades de saúde existentes; criação de novos centros de referência para atendimento especializado; desenvolvimento de programas de tratamento para saúde mental; expansão dos Programas de Saúde da Família; entre outras.

Na área de Educação, a candidata apresenta propostas para melhorar as condições empregatícias dos professores, assim como oferecer ensino inclusivo e de qualidade aos alunos. Suas metas incluem: garantir o cumprimento da Lei do Piso Nacional da Educação, assegurando pagamento em dia; implementar escolas em tempo integral; assegurar o uniforme escolar e o material didático/pedagógico para alunos e professores; garantir merenda escolar; promover a formação continuada dos professores; dar continuidade ao Atendimento à Educação Especial; investir no transporte escolar; entre outras.

Vivili (Cidadania)

Vivili é a segunda candidata mulher de Valença, junto a Fabiana. Para o setor de Saúde, a candidata buscará a ampliação da cobertura médica e o investimento nos centros médicos e suas equipes. Caso seja eleita, Vivili pretende construir novas Unidades Básicas de Saúde, renovando também as que já existem; implementar programas de prevenção de doenças; melhorar o serviço dos hospitais com a compra de novos equipamentos e a contratação de novos profissionais; ampliar o atendimento da Farmácia Municipal; criar convênio com a Santa Casa de Rio Preto e Vassouras; criar atendimento 24h nos postos de saúde dos distritos e de bairros afastados do centro da cidade; entre outras propostas.

Já na educação, o plano de governo da candidata envolve investimentos na infraestrutura escolar; priorização dos atendimentos aos alunos com deficiência; investimento em escolas rurais de tempo integral e no EJA; garantia do acesso ao esporte, lazer e métodos de formação profissional aos jovens da zona rural e da periferia; investimento em espaços virtuais para educação; implementação de novos cursos nas escolas, ampliando seu funcionamento para os fins de semana; criação um espaço para que professores possam se reunir para estudar, pesquisar e planejar; entre outros projetos.

Rosi (PP)

A candidata Rosi será a única na concorrência pela Prefeitura de Vassouras. Na área da Saúde, os projetos de Rosi envolvem a criação de novas Unidades Básicas de Saúde nos bairros Pocinhos, Represa e Campo Limpo; criação do Centro de Atendimento do Autismo, oferecendo serviços variados a pacientes e familiares; ampliação do Programa Saúde em Dia, garantindo que atendimentos cheguem a todas as áreas da cidade; fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS); criação a UBS-PET, uma Unidade Básica de Saúde exclusiva para animais; criar o Centro de Referência da Mulher; entre outras.

Já na educação, Rosi pretende zerar a fila de vagas nas creches; ampliar a educação em tempo integral nas creches e escolas; fornecer kit escolar completo; criar o projeto 'Ronda Escolar' para incrementar a segurança nas escolas; criar a Feira de Ciências Municipal; iniciar o ensino do segundo idioma nas escolas; criar um Plano de Cargos e Salários para todos os profissionais da educação; criar o Programa Paz nas Escolas, monitorando e prevenindo casos agressão e abuso infantil; entre outras.