Por: POR SONIA PAES

CORREIO DO VALE: Quantidade de vereadores tem alteração nas câmaras

Volta Redonda tem o maior número de vereadores | Foto: Arquivo

O resultado do Censo 2022, que atualizou o número de habitantes e cidades em todo o país, refletiu também na quantidade de vagas em uma parte das câmaras municipais da região. Algumas vão ter mais cadeiras, enquanto outras perderam. Em Itaiaia, por exemplo, o Legislativo terá mais vereadores a partir de 2025. Serão ao todo 13, com mais dois vereadores, se comparado com 2020, quando foram eleitos 11. Angra dos Reis, na Costa Verde, também sobe para um total de 15. Eram 14 vereadores. A cidade ganhou uma vaga.

 

Municípios mantêm número de cadeiras

Na cidade de Quatis, a Câmara elege nove vereadores, assim como em Pinheiral e Mendes. Paraty, na Costa Verde, também ficou com nove cadeiras. Barra do Piraí, fica com 11 vagas, mesmo número para Miguel Pereira, Porto Real e Piraí.

 

Errata

Ao contrário do que foi divulgado, a Câmara de Porto Real mantém o número de vereadores: 11

O Legislativo não perdeu cadeiras. Pedimos desculpas aos leitores.

Volta Redonda tem 21 vereadores

Volta Redonda, o maior colégio eleitoral do Médio Paraíba, tem a maior Câmara Municipal, com 21 vereadores, e não houve qualquer mudança em virtude do Censo 2022. O município, aliás, é o único da região a ter segundo turno. Tem 225.627 eleitores, conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral. Já Barra Mansa, ao lado da Cidade do Aço, possui atualmente 135.849 eleitores.

Seis são detidos fazendo boca de urna em Volta Redonda

Detidos por boca de urna são levados para sede da PF | Foto: Sônia Paes/CSF

Seis pessoas foram presas em Volta Redonda, neste domingo, dia 06, fazendo boca de urna. Eles foram levados para a sede da Delegacia da Polícia Federal, no Aterrado. Quatro foram presos no Açude, com idades entre 18, 23, 31 e 42 anos. Eles estavam com R$ 3, 9 mil e pediam votos para um candidato. Já no bairro Santa Rita do Zarur, dois homens - um de 19 e outro de 29 anos - foram presos em flagrante distribuindo propagandas perto de uma zona eleitoral. Também foram encaminhados para a sede da PF. As prisões ocorreram após denúncias feitas à Justiça Eleitoral. 

Do Executivo para o Estado

O prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, já anunciou o seu destino para 2025. Vai integrar a equipe do governador Cláudio Castro. Tem os planos prontos para 2026: a busca de uma vaga para deputado, provavelmente para estadual. "Quero continuar ajudando o município", afirma. O prefeito de Pinheiral, Ednardo Barbosa, é outro que deve ir para o governo do Estado, segundo fontes próximas ao prefeito e a Gustavo Tutuca, deputado estadual, e secretário de Estado de Turismo. Incerto mesmo é o rumo do prefeito de Barra do Piraí, Mário Esteves, que teve o último ano de mandato marcado por escândalo.

Jordão e Vidal sem rumo ainda

Na Costa Verde, os prefeitos Fernando Jordão, de Angra, e Luciano Vidal, de Paraty, no segundo mandato consecutivo, ainda estão sem rumo certo, pelo menos oficialmente. A única certeza para a dupla é de que não abandonará a vida polícia. Nem em pensamento, existe uma mínima chance.