Por Redação
O ex-governador do Estado do Rio, Luiz Fernando Pezão, do MDB, venceu as eleições em Piraí, com 58,58%. Ou seja, teve 10.714 votos. Arthur Tutuca ficou 7.577 votos, em segundo lugar. A eleição no município teve 7.577 votos válidos, pois os votos de Pezão estão sub judice (ainda em julgamento). Ou seja: ele ainda precisa aguardar decisão judicial para saber se poderá assumir o cargo.
Na semana passada, o ministro André Mendonça, do STF (Supremo Tribunal Federal), restituiu os direitos políticos de Pezão por meio de uma liminar. O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) seguiu a tendência e deferiu, em 02 de setembro, a candidatura do ex-governador à prefeito de sua cidade natal.
De volta às origens
A trajetória política do ex-governador Luiz Fernando Pezão começou em Piraí na década de 1980, sendo eleito como vereador por dois mandatos consecutivos. Em 1997, o candidato venceu a corrida à Prefeitura da cidade, mantendo o cargo no mandato seguinte, que terminou em 2004.
Quanto a seus cargos estaduais, Pezão foi vice-governador do estado do Rio entre 2007 e 2014, tornando-se governador em 2014.
Pezão decidiu voltar a fazer parte da vida política de Piraí por considerar "marcante" o trabalho que fez na Prefeitura do município, acreditando que pode contribuir para novos avanços na cidade como fez no passado.