Por:

Enel trará projeto 'Energia Legal' em Angra dos Reis com atendimentos

Iniciativa contará com atendimento, renegociação de dívidas e outros serviços | Foto: Divulgação

A concessionária responsável pela distribuição de energia elétrica em Angra dos Reis, Enel, realiza desde ontem (08) o projeto Energia Legal na cidade para combater fraudes e furtos, assim como também com ações de conscientização sobre as práticas. Até esta sexta-feira (11), a concessionária oferece uma série de serviços como atendimento móvel, negociações de dívidas com condições especiais, orientações de segurança com a rede elétrica e dicas de consumo consciente de energia, bem como troca de lâmpadas e até mesmo um sorteio para substituição de geladeiras.

Troca de geladeiras

Por meio do projeto Enel Compartilha Eficiência, a companhia realiza a iniciativa de Troca de Geladeiras durante o Energia Legal. Os clientes do município poderão se cadastrar nas Unidades Móveis de Atendimento ou de forma online até o dia 10, às 15h, para concorrer ao sorteio das geladeiras eficientes, com selo Procel de economia de energia. O sorteio será realizado no dia 10, a partir das 16h.

Para participar do sorteio, o cliente deve ser consumidor residencial ou rural e titular da conta de energia, além de estar adimplente com a Enel e ter uma geladeira funcionando para que possa ser efetuada a troca pelo modelo mais eficiente. Os beneficiados nesta ação terão as geladeiras trocadas na sexta-feira (11), conforme programação abaixo.

Projeto identifica casos de furto

Em 70 edições do projeto Energia Legal realizadas pela Enel Rio, a companhia identificou furto de energia em 26,7 mil clientes, sendo 92% dos casos em residências e 8% em estabelecimentos comerciais nas 28 cidades por onde passou desde o fim de 2019.

Fazer ligações irregulares é crime com pena prevista de um a quatro anos de reclusão, além da obrigação de pagar os valores de consumo correspondentes ao período em que ocorreu a irregularidade. Essa conduta contribui para a queda na qualidade do serviço prestado, o que prejudica todos os consumidores da concessionária com maior número de interrupções e, por vezes, dificulta o retorno da energia elétrica. Conforme estimativa da distribuidora, se não houvesse furto de energia, as tarifas de todos os consumidores da Enel Rio poderiam ser reduzidas em cerca de 5%.

Quem adota a prática popularmente conhecida como "gato", além de cometer um crime, coloca a própria vida e a segurança da população em risco. Pessoas não habilitadas, que tentam manipular o medidor de energia ou fazer ligação direta na rede, podem sofrer choque elétrico e acidentes graves, até mesmo fatais. Para denunciar o furto de energia, basta acessar o aplicativo Enel Rio ou ligar para a Central de Relacionamento pelo 0800 280 0120. Não é necessário se identificar.