Por: POR SONIA PAES

CORREIO DO VALE: Luiz Paulo Barreto deixa direção da CSN

Luiz Paulo ficou na diretoria da CSN durante 11 anos | Foto: Renato Araújo/ABr

O ex-ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, deixou a CSN depois de ocupar durante 11 anos o cargo de diretor corporativo institucional da empresa. Barreto atuou em áreas estratégicas como departamento jurídico, relações governamentais e comunicações. A informação sobre a saída do diretor foi dada com exclusividade pelo colunista Marcos Vasconcellos, do portal Monitor do Mercado. O economista teve longa trajetória dentro do ministério: ele ingressou, em 1983, por concurso público, quando tinha apenas 19 anos.

 

Ministro no governo Lula

Barreto assumiu o Ministério da Justiça no governo Lula, em 2010, quando Tarso Genro deixou a pasta para concorrer ao governo do Rio Grande do Sul. Ele é bacharel em Direito pela Faculdade de Direito do Centro de Ensino Unificado de Brasília. Também é formado em Ciências Econômicas pela Faculdade de Economia, Ciências Contábeis e Administração de Empresas de Brasília.

Longa trajetória no ministério

Antes de virar ministro, Barreto ocupou, ainda em 2003, a Secretaria do Ministério da Justiça. Quatro anos depois, em 2007, participou da criação e implantação do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania. Além do cargo de secretário do Ministério, Barreto também ocupava as presidências do Conselho Nacional de Combate à Pirataria e do Comitê Nacional para Refugiados.

Aman leva tropas e blindados às ruas do Sul Fluminense

Exercícios de manobras começam nesta segunda-feira | Foto: Aman

A Aman (Academia Militar das Agulhas Negras) vai realizar, entre os dias 14 e 18 de outubro, a tradicional e conhecida "Operação Ofensiva" na região. O exercício leva às ruas do município tropas e até mesmo blindados. Haverá ainda simulação de tiros de festim de fuzil e tiros reais de artilharia. Segundo a organização da Amana, ainda haverá uma maior concentração de tropas nas zonas rurais do município de Quatis, que também terá Nossa Senhora do Amparo, Barra Mansa, Porto Real, Floriano e Resende como palcos do exercício. A Aman pede a compreensão e atenção da população para a movimentação das tropas.

 

Concentração na área rural

Na zona rural de Quatis, ocorrerá uma maior concentração de tropas nos seguintes trechos: Estrada Quatis-vargem grande; Rua Faustino Pinheiro; Rua Delfim Fróes e Rua Vitor Marcondes Sampaio. Sempre que a Aman realiza os exercícios chama atenção da população. Seja por curiosidade, ou até mesmo por temor. Muitos que desconhecem que trata-se de um exercício, indagam sobre o que está acontecendo e temem que as tropas e os blindados estejam nas ruas fazendo uma operação militar realmente verdadeira.

História começa em 1810

A história da Aman iniciou em 1810, com a criação da Academia Real Militar pelo Príncipe Regente D. João, sendo, inicialmente, instalada na Casa do Trem, no Rio, hoje Museu Histórico Nacional. Ao longo dos seus mais de duzentos anos de existência, a Academia Militar ocupou seis sedes. A partir de 1812, ela passou pelo Largo de São Francisco, pela Praia Vermelha, por Porto Alegre e pelo Realengo, até que, em 1944, ela chegou à Resende. Em 23 de abril de 1951, recebeu sua atual denominação: Academia Militar das Agulhas Negras.