Por: Sônia Paes

Estudo de viabilidade do trem-bala na reta final

Imagem ilustrativa do trem-bala ligará as capitais Rio e SP e pode atingir 350KMh | Foto: Daniel Abadia/Divulgação

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) divulgou, na semana passada, que o estudo de viabilidade do trem-bala, entre o Rio e São Paulo, deverá ser entregue ao governo federal, pela TAV do Brasil, responsável pelo projeto, ainda este ano. A ANTT informou que a empresa está cumprindo o cronograma do projeto.

Além disso, o processo de captação de investimentos, algo da ordem de nada menos do que R$ 50 bilhões, estaria à pleno vapor, segundo fontes ligadas à empresa. Os recursos virão do setor privado. No entanto, um dos maiores para colocar o projeto nos trilhos é justamente a captação de recursos, como admite o CEO da TAV do Brasil, Bernardo Figueiredo. Outro entrave é a viabilidade ambiental nos 418 quilômetros que seerão percorridos.

Outras ações que constam no cronograma da empresa está a obtenção da licença prévia, até junho de 2025; desapropriações de terrenos, até dezembro de 2025. Com relação a licença de instalação, previsão é de que seja concedida em junho de 2026. E, por fim, a licença para operar, deve sair junho de 2032.

Paradas e aprovação

Em agosto, a TAV do Brasil divulgou onde será o ponto de chegada do trem-bala na capital carioca: a estação Barão de Mauá (Leopoldina). Em São Paulo ainda está sendo discutido os locais das estações.

A autorização para a TAV do Brasil tocar o projeto foi dada pela ANTT em 22 de fevereiro do ano passado. A decisão foi publicada no "Diário Oficial da União", após ter sido aprovada pelos diretores da agência. Os diretores entenderam, na ocasião, que a empresa preencheu todos os requisitos para obter a autorização para construção da ferrovia.

Projeto de décadas

Esperado por mais de duas décadas, o projeto, segundo a empresa, terá 417 quilômetros de extensão em estrada de ferro, com início das operações ferroviárias em 2032. A viagem de demora nada menos do que aproximadamente 7 horas, se for feita de ônibus. No caso de veículo particular pode ser encurtada em até uma hora no máximo.

E mais: o trem-bala terá capacidade de transportar até 30 milhões de passageiros anualmente. Sem contar a geração de emprego e renda em todo o eixo Rio-São Paulo.

As paradas previstas para o trem-bala no projeto da TAV são nas seguintes cidades: São Paulo (SP); Guarulhos (SP); Jacareí (SP); São José dos Campos (SP); Taubaté (SP); Aparecida (SP); Resende (RJ); e Volta Redonda (RJ); e a Estação Leopoldina, no Rio de Janeiro (RJ).