Por:

Funcionários da Saúde de Volta Redonda recebem capacitação sobre tuberculose

Próximo treinamento está marcado para esta semana | Foto: Divulgação/PMVR

Cerca de 100 profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Volta Redonda receberam neste mês uma capacitação sobre tuberculose pulmonar, tendo em vista o papel do agente comunitário de saúde na identificação de novos casos e tratamento. A tuberculose é uma doença infecciosa transmissível que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e/ou sistemas.

O treinamento aconteceu em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde e uma nova turma será capacitada na quinta-feira, dia 24/10. Em Volta Redonda, todas as unidades básicas de Saúde (UBSs) e de Saúde da Família (UBSFs) oferecem o diagnóstico e tratamento gratuito pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Segundo a médica de família do município, Silvia Mello dos Santos, a capacitação fortaleceu o papel do agente comunitário, ampliando a busca de novos casos e colaborando com os que estão em tratamento.

“Os agentes comunitários de saúde são fundamentais para o controle desta doença, já que trabalham diretamente com visitas domiciliares nas comunidades, e as ações de capacitação discutiram a importância do acompanhamento dessas pessoas com o diagnóstico, já que o tratamento é longo e dura minimamente seis meses. Qualquer pessoa com tosse há mais de três semanas pode ter tuberculose, por isso, o olhar do agente para o incentivo ao exame diagnóstico é importante. A tuberculose tem cura e seu tratamento está disponível na rede pública de saúde”, disse a médica.

As ações de descentralização do tratamento para as unidades básicas de saúde são preconizadas pelo Ministério da Saúde para garantir o acesso ao cuidado perto da casa dos moradores, diminuindo as taxas de abandono e aumentando a captação dos casos suspeitos.

Tratamento

Com a confirmação do caso suspeito de tuberculose (tosse há mais de três semanas), o tratamento na maioria das vezes dura seis meses, e exige do usuário um acompanhamento direcionado e coordenado pela Atenção Básica, que conta com o apoio do CDI (Centro de Doenças Infecciosas).

Um dos exames solicitados para o diagnóstico de tuberculose, a baciloscopia, está disponível em todas as unidades básicas, mediante indicação (tosse há mais três semanas) para todas as pessoas suspeitas de tuberculose.