Por:

Temporada da Truta chega na reta final

Evento envolve 26 restaurantes da região | Foto: Ligia Skowronski

A 22ª edição da Temporada da Truta chega à sua última semana, oferecendo ainda mais razões para que os amantes da boa gastronomia e das belezas naturais visitem a região de Visconde de Mauá, no Rio de Janeiro, até o dia 27 de outubro.

Este ano, o evento reúne 26 restaurantes da região, cada um com uma receita exclusiva feita com a truta, peixe produzido localmente. As opções de pratos variam desde criações sofisticadas, como truta recheada com cogumelos e fettuccine ao creme de maracujá, até releituras de clássicos brasileiros, como moqueca de truta com crosta de coco.

Como em edições anteriores, chefs e cozinheiros à frente dos restaurantes participaram de workshop com chef convidado e de uma sessão de apresentação coletiva, aprimorando a versão final de cada prato. A truta, insumo produzido na região de Visconde de Mauá, se beneficia das condições climáticas ideais, com águas geladas e cristalinas, atingindo seu auge em outubro, resultando em filés altos, carnudos e um sabor incomparável.

"Aqui temos água fria e corrente, com muito oxigênio, ideal para a criação de peixes como a truta. E, para um chef, nada melhor do que ter um produto local, fresco e de altíssima qualidade à disposição," comenta Julio Buschinelli, proprietário do restaurante Rosmarinus.

A promoção de um insumo local se alinha a práticas mais sustentáveis na gastronomia, reduzindo a necessidade de transporte dos ingredientes, como destaca o empresário Cidinei Trevisan, proprietário do restaurante Caravaggio.

"Pela primeira vez participamos deste evento, que valoriza a região e promove o contato das pessoas com um produto local, seguindo uma linha de desenvolvimento sustentável", diz Trevisan.