Por:

Neto anuncia criação da Secretaria da Juventude

Neto diz que manterá secretariado e falta apenas decidir nome para a Saúde | Foto: Ana Luiza Rossi/CSF

Sônia Paes

O prefeito de Volta Redonda, Antonio Francisco Neto, do PP, irá criar mais uma secretaria: a da Juventude, que irá para as mãos de Munir Francisco Filho, o Munirzinho. Ele é filho do deputado estadual Munir Neto, do PSD, e sobrinho de Neto. O subsecretário da pasta será Sérginho Loureiro, filho do empresário Sérgio Loureiro, assessor especial do prefeito. Nas outras pastas não haverá mudanças, segundo anunciou Neto, em entrevista do programa Dário de Paula, na manhã desta quinta-feira, dia 24.

O prefeito confirmou ainda que a SMAS (Secretaria Municipal de Assistência Social) continuará sendo comandada por Rosane Marques, a Branca, que entrou para substituir Carla Duarte, eleita para a Câmara Municipal. Larissa Garcez, que titular da Coordenadoria da Juventude, será a subscretária da SMAS, já que a coordenadoria será transformada em secretaria.

A única pendência de Neto para 2025 é na Secretaria de Saúde, ainda sem nome definido. Maria da Conceição de Souza Rocha, atual secretária, voltará para Piraí a pedido do prefeito eleito Luiz Fernando Pezão. Ela é aliada do ex-governador e, agora, com a vitória nas eleições municipais, retorna à cidade. O vice-prefeito Sebastião Faria, do PL, foi chamado para a Saúde, mas declinou do convite, assim como Sheila, que trabalha no Hospital São João Batista.

A procuradoria-geral continua com Valdinei Alves de Oliveirea, irmão do ex-deputado federal Deley de Oliveira.

Políticos aliados

Com relação aos vereadores da base aliada de Neto que perderam a eleição, não foi anunciada nenhuma novidade. Paulinho AP irá para a futura Secretaria de Proteção e Defesa dos Animais, que será responsável pelo Hospital Veterinário, ainda em construção. Washington Uchôa, do MDB, que perdeu a eleição, voltou para Secretaria de Pessoa com Deficiência, a qual já comandava antes de concorrer à reeleição ao Legislativo. "Ele faz um trabalho fantástico e continuará fazendo", disse o prefeito.

Edmilson Vampirinho, também do MDB e derrotado nas eleições, irá coordenar a subprefeitura de área do Santo Agostinho, que entrará em funcionamento em 2025. Os destinos de Fábio Buchecha e de Fernando Martins, derrotados na eleição para a Câmara, ainda estão indefinidos. O "Buchecha é de uma competência enorme, estou conversando com ele ainda", afirmou.

Cismepa e Pezão

O prefeito revelou ainda durante a entrevista a Dário de Paula que o prefeito eleito de Piraí, Luiz Fernando Pezão, do MDB, está cotado para assumir o Cismepa (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paraíba), a partir de janeiro do ano que vem. "Todos os prefeitos querem que o Pezão coordene o Cismepa", sacramentou Neto.

O consórcio reúne 11 prefeitos da região do Médio Paraíba e nos dias atuais é coordenado pelo prefeito de Pinheiral, Ednardo Barbosa, que fez o seu sucessor para 2025: Luciano Muniz. Ednardo está no segundo mandato consecutivo e, por isso, não disputou as eleições.

A previsão é de que Ednardo assuma um cargo no governo estadual, mais precisamente na Secretaria de Estado de Turismo, do deputado estadual Gustavo Tutuca, que integra o grupo político de Ednardo. Luciano, aliás, era assessor de Gustavo antes de concorrer a prefeito.