Por:

CORREIO VALE PARAÍBA: Simulação de tratamento de AVC é realizado em Resende

Simulação aconteceu no bairro Campos Elíseos | Foto: Raimundo Brasil

O Hospital Municipal de Emergência de Resende realizou uma simulação realista de um resgate de paciente que sofreu um AVC, no calçadão do bairro Campos Elíseos, em parceira com a Secretaria Municipal de Saúde, o SAMU e a Faculdade de Enfermagem da Estácio de Sá. A atividade consistiu em simular um atendimento de emergência a uma pessoa com sintomas de AVC, que foi socorrida pelo SAMU, e levada ao hospital para atendimento médico. A simulação buscou ensinar as equipes assistenciais do pré-hospitalar (SAMU) e do hospitalar (HME) a realizar o atendimento dentro do protocolo clínico instituído.

 

Organização do procedimento

Para a ação, foram envolvidos as equipes do SAMU com condutor, regulador, enfermeiro e técnico de enfermagem; e as equipes do Hospital de Emergência com auxiliar administrativo da recepção, enfermeiro da triagem, técnico de enfermagem, médico e enfermeiro do pronto socorro, técnico de radiologia da tomografia, maqueiro e farmacêutico. Ao final da simulação, os profissionais envolvidos fizeram um relatório para analisar a situação. Já os alunos de enfermagem seguiram com ações de educação em saúde e sinais vitais.

Importância do treinamento

O secretário de Saúde, Raone Fernandes, explica que o objetivo da simulação foi atingir e conscientizar as pessoas nas ruas que presenciaram o ocorrido. Raone explica ainda que, além de ensinar a população sobre o que é o AVC, a ação também tinha foco em informar sobre como reconhecer os sintomas e os primeiros sinais. "O tempo de 60 minutos é a meta de tempo ouro de tratamento de um paciente. Pois, quanto mais rápido se faz o diagnóstico e se inicia o tratamento, menores são as chances de ter sequelas graves ou até mesmo o óbito", conclui.