O prefeito eleito de Resende, Tande Vieira, junto com o atual prefeito, Diogo Balieiro, visitou as obras do Hospital de Olhos. A unidade, primeira da região Sul Fluminense, foi inaugurada em abril desse ano e, agora, segue com a segunda fase das obras, onde será construído um centro cirúrgico. Com isso, o hospital vai ter capacidade para realizar cerca de 400 cirurgias por mês, entre pterígio, catarata, glaucoma e retina.
"Com certeza esse é uma marco para o nosso município. Mais uma conquista, uma parceria entre a Prefeitura de Resende e o Governo do Estado do Rio de Janeiro, que se transformou em um grande legado para toda a população. O Hospital oferece serviços de pequena, média e alta complexidade em oftalmologia pelo SUS, ampliando os atendimentos, reduzindo filas de espera e ajudando ainda mais em diagnósticos para os pacientes", disse Tande Vieira.
Desde 2023, Resende vem ampliando a oferta de procedimentos oftalmológicos pelo SUS, como tomografia de coerência óptica, consultas de glaucoma, ultrassonografia de globo ocular, além de cirurgias decatarata e de retina. Recentemente, foi realizada em Resende uma cirurgia de retina, sendo a primeira cidade do Sul Fluminense a realizar esse tipo de cirurgia pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Essas cirurgias hoje acontecem na Santa Casa e contam com uma equipe de quatro médicos, sendo um cirurgião de retina, dois oftalmos auxiliares e um anestesista. Os procedimentos cirúrgicos acontecem semanalmente em pacientes que receberam atendimento e encaminhamento pelo SUS.
"A gente fica muito orgulhoso por ser a primeira cidade do Sul Fluminense a realizar cirurgias de retina, o que nos mostra que estamos avançando. Assim que as obras das segunda fase do Hospital de Olhos forem concluídas, com o centro cirúrgico, as cirurgias oftalmológicas vão ser direcionadas para a unidade", reforça Tande.