Neto vence pela sexta vez

Prefeito de Volta Redonda bate recorde em número de mandatos

Por

O prefeito votou em um colégio do bairro Laranjal e depois se encontrou com correligionários

Por Lanna Silveira

O prefeito Antonio Francisco Neto, do PP, alcança resultado histórico ao ser eleito pela sexta vez em Volta Redonda nas votações de domingo (6). Com 109.688 votos, Neto é o único prefeito da cidade a alcançar tamanha permanência no Poder Executivo. A sua primeira corrida a prefeito foi em 1996.

Com a nova vitória, Neto repete a tendência de ganhar as eleições no primeiro turno: nas últimas eleições, em 2020, ele venceu com 57,20%. O candidato só foi para o segundo turno em 2012, contra Jorge de Oliveira - o Zoinho.

Neto e seu vice, o engenheiro Sebastião Faria, votaram no início da manhã, no Colégio Getúlio Vargas, no bairro Laranjal, onde foram recepcionados por eleitores e correligionários.

Durante a campanha, Neto teve o apoio do governador do Estado do Rio, Claudio Castro, que visitou Volta Redonda dias antes das eleições para dar suporte ao candidato. "Além de amigo, sou um admirador do Neto pela sua trajetória política", declarou durante evento do candidato, no Clube Náutico.

Início na Alerj

O prefeito iniciou sua trajetória política como deputado estadual, garantindo três mandatos entre 1986 e 1994. Sua primeira vitória na Prefeitura de Volta Redonda aconteceu em 1996, contra o então prefeito Paulo Baltazar. Após garantir a reeleição em 2000, Neto apoiou Gothardo Netto como sucessor nas eleições seguintes, conseguindo a vitória.

Em 2008, Neto assume novamente a Prefeitura, garantindo mais uma reeleição em 2012. Durante o quarto mandato, o prefeito foi afastado em 2013, por determinação do TRE, sofrendo ainda uma cassação em 2015. Ambas as medidas foram revertidas com sucesso. Após mais quatro anos de pausa obrigatória, Neto conseguiu sua quinta vitória em 2020, contra 13 candidatos - incluindo os ex-prefeitos Baltazar e Samuca Silva.