Duas mulheres integram bancada de Volta Redonda

Carla Duarte e Gisele Klinger prometem tirar projetos do papel

Por Lanna Silveira e Thomás de Paula

Vereadora Carla Duarte e Gisele Klinger

Após quatro anos sem presença feminina na Câmara Municipal de Volta Redonda, Carla Duarte (PSD) e Gisele Klinger (PSB) foram eleitas. Carla, com 2.668 votos, figura entre os dez candidatos mais votados nas eleições deste ano. Ja Gisele teve 1.493 votos.

Carla iniciou sua trajetória política na Secretaria Municipal de Assistência Social, após ser convidada para comandar a pasta pelo prefeito Antonio Francisco Neto, em 2022. O cargo serviu como incentivo para que ela atuasse mais diretamente nas comunidades da cidade. "Trabalhar no governo durante todos esses anos foi uma grande escola", enfatiza.

Carla explica ainda que a sua maior motivação para tentar uma vaga no Legislativo foi a baixa quantidade de vereadoras mulheres na política e a necessidade de se eleger uma pessoa que priorize os direitos da população em situação de vulnerabilidade - papel que ela pretende cumprir nos próximos quatro anos.

- O trabalho no Legislativo ainda é novo para mim e tenho muito a aprender. Mas vou levar a minha bagagem de fazer uma boa atuação, de trabalhar com honestidade, competência e respeito com o dinheiro público, com gabinete aberto sempre e buscando o melhor para a população; principalmente para os mais carentes e menos favorecidos - declara.

A partir de 2025, Carla pretende implementar um gabinete itinerante - nomeado como 'gabinete rosa' - para aumentar o diálogo com a população. A candidata também promete levar as demandas dos moradores ao Executivo, promovendo um mandato participativo com a comunidade. "Quero criar leis impactantes e buscar muitas coisas boas para o nosso município. Estou montando uma equipe muito competente - já temos muitos projetos em mente e estamos ansiosos para começar a trabalhar logo. Vamos fazer história", acrescenta.

Presença feminina

Carla aposta que conquistou a preferência dos eleitores justamente pela ausência de figuras femininas na política, dizendo esperar que sua vitória, junto com a de Gisele, inspire outras mulheres a se engajar politicamente.

- A nossa Câmara tem 21 vereadores e somente 2 são mulheres. É pouco demais! A mulher precisa ocupar todos os espaços. Nós temos um olhar diferenciado, capacidade de gestão, carinho com as pessoas e trabalhamos muito. Nós somos a maioria populacional e esses espaços de decisões, como a Câmara Municipal, nos cabe sim - enfatiza.

Com a intenção de fazer com que as mulheres voltem a se sentir contempladas pela Câmara, ela promete propor novas políticas públicas que promovam o avanço dos direitos femininos, garantindo também a fiscalização do cumprimento dessas medidas.

Outro futuro projeto de sua gestão será a criação da Procuradoria da Mulher no Legislativo, que, segundo Carla, será apresentado a Gisele Klinger com a intenção de convidá-la para ser coautora da iniciativa.

Parcerias e esclarecimentos

A campanha de Carla recebeu o apoio do prefeito Neto, do deputado estadual Munir Neto, da deputada federal Laura Carneiro e dos servidores da SMAS. A candidata reforça que a parceria com Neto e Munir é antiga, tendo sido formada durante seu período como secretária de Ação Social, e que ambos foram fundamentais para seu desenvolvimento na política. "Acreditaram muito em mim e no meu potencial", apontou.

Sobre a especulação de um possível retorno de Carla para a SMAS, a candidata reforça que direcionará totalmente o foco para o trabalho na Câmara Municipal nos próximos meses.

Gisele Klinger,
perto da população

A vereadora eleita em 2024 Gisele acredita que seu sucesso nas urnas é reflexo de sua proximidade com a população. "Nós tivemos voto em todos os bairros da cidade. Isso só foi possível graças ao empenho da nossa equipe e ao apoio do deputado Jari Roberto Paiva."

Gisele revelou que sua inspiração para ingressar na política veio de sua família: "Cresci vendo meus pais atuarem na política desde muito nova e isso me inspirou. Sempre tive gosto e ingressei nos movimentos estudantis em meados dos anos 90", disse Gisele. Além disso, sua experiência como assessora do ex-vereador Carlos Roberto Paiva e seu trabalho ao lado do deputado Jari de Oliveira foram fundamentais para moldar sua visão de política: "Aprendi que dá para fazer uma política com "P" maiúsculo, voltada para melhorar a vida do povo, e depois aprendi que junto do povo a chance de acertar é maior."

Ao refletir sobre sua trajetória, Gisele destacou a importância dos movimentos estudantis e do aprendizado prático para que entendesse a necessidade de se posicionar e lutar por melhorias para a população. A experiência adquirida ao acompanhar as fiscalizações e ações do deputado Jari, segundo ela, foi crucial para sua formação e para preparar-se para os desafios do mandato.

A representatividade feminina na Câmara Municipal também é uma das questões centrais para Gisele. "Felizmente a partir do ano que vem nós teremos duas parlamentares: a Carla Duarte e eu. Ainda é uma participação muito tímida tendo em vista que tivemos tantas mulheres concorrendo e somos 54% dos eleitores", observa, afirmando, assim como Carla, que espera que o número de mulheres em cargos eletivos cresça nas próximas eleições.

Sobre o avanço da inclusão de minorias na política de Volta Redonda, Gisele reconhece que, embora haja progresso, ele ainda é lento e precisa crescer.

Questionada sobre suas prioridades para o mandato, Gisele afirmou que seu foco será a melhora na qualidade de vida da população, especialmente dos mais necessitados. Entre suas propostas estão o fortalecimento do transporte público, o combate à poluição, a ampliação das creches em tempo integral e a melhoria na rede de saúde. Além disso, ela destacou a importância de manter uma atuação independente em relação ao Executivo, votando sempre em benefício da população.

Gisele também ressaltou o papel da participação popular em seu mandato, anunciando o projeto 'Vereadora no seu Bairro', inspirado em uma iniciativa do deputado Jari quando atuava como vereador. "Nosso mandato será pautado na participação popular. Queremos estar próximos da população, ouvindo as demandas e trabalhando em prol de quem mais precisa", concluiu.