OAB do Rio se reúne com delegado de Barra Mansa para acompanhar caso de Hercules Anton

Por Ana Luiza Rossi - SF

90ª DP de Barra Mansa

Para acompanhar o desenrolar do caso de Hércules Anton, conselheiro seccional e ex-presidente da Ordem dos Advogados (OAB) de Barra Mansa, que foi vítima de homicídio nesta segunda-feira (21), a OABRJ enviou representantes ao município, que acompanharam a chegada da vítima no hospital e também ao Instituto Médico Legal (IML).

Nesta terça-feira (22), o presidente da Comissão de Prerrogativas, Rafael Borges, e o membro da Comissão de Enfrentamento à Violência Contra Advogados Flávio Pita reuniram-se com o delegado titular da 90ª DP, Marcus Vinícius Montez, responsável pela condução do inquérito.

“Renovamos nossa solidariedade absoluta e irrestrita aos parentes e amigos de Hércules. A OABRJ não poupará esforços para que as circunstâncias desse assassinato sejam esclarecidas e para que o poder público adote imediatas providências no sentido de interromper essa escalada de violência”, disse Borges.

Ainda na segunda-feira, a Seccional oficiou à Secretaria Estadual de Segurança Pública e à Polícia Civil pedindo rapidez na apuração. Inclusive, o presidente da entidade, Luciano Bandeira, reforçou o pleito pessoalmente ao governador Claudio Castro, cobrando punição exemplar para os responsáveis.

A equipe da 90ª DP de Barra Mansa informou aos representantes da OABRJ que está inteiramente dedicada ao caso, priorizando as diligências urgentes, com apoio da Secretaria de Polícia Civil, que disponibilizou agentes de outras unidades em auxílio. Os representantes da advocacia fluminense também se colocaram à disposição da autoridade policial.

Sobre o caso

Nesta segunda-feira (21), o advogado Hércules Anton foi alvo de seis tiros em frente a uma unidade escolar, no bairro Santa Rosa. Ele chegou a ser atendido pelo Corpo de Bombeiros e foi encaminhado para o hospital Santa Casa de Misericórdia, mas não resistiu aos ferimentos. Ainda não se sabe a motivação do crime.

Segundo informações da Polícia Militar (PM), o advogado havia deixado seu neto na escola e foi atingido por um homem que estava a pé, que em seguida fugiu em um veículo que o aguardava nas proximidades. Foram dois disparos no pescoço e quatro no tórax. Ainda, imagens e vídeos do advogado recebendo uma massagem cardíaca no local circularam pelas redes sociais.

O advogado estava como conselheiro na OAB estadual e também era presidente de um escritório de advocacia especializada nas áreas trabalhista, cível, de consumidor, previdenciário, criminal e de responsabilidade civil. Hercules também foi candidato a secretário adjunto na Seccional da OAB Estadual.