Sul Fluminense firma apoio com Firjan a partir de 2025
Agenda foi apresentada para propor ações de fortalecimento local
Por Ana Luiza Rossi
Em um encontro com as principais lideranças da região, o presidente da Firjan Sul Fluminense, Henrique Nora Júnior, conduziu junto à coordenadora de Análise e Suporte à Competitividade Empresarial, Júlia Nicolau, uma apresentação para sugerir 17 propostas vocacionadas ao fortalecimento econômico e social, numa agenda que aborda sobre segurança, infraestrutura, inovação e sustentabilidade para as cidades do Médio Paraíba e Costa Verde. A "Agenda Brasil 4.0 - Sul Fluminense", principal tema da reunião, foi apresentada nesta quarta-feira (30) na unidade Firjan Senai do bairro Aero Clube, em Volta Redonda.
Entre os presentes, estiveram Antônio Francisco Neto, prefeito de Volta Redonda; Luiz Fernando Pezão, prefeito eleito em Piraí; Kátia Miki, prefeita eleita em Barra do Piraí; Tande Vieira, prefeito eleito em Resende; Furlani, prefeito eleito em Barra Mansa; Cláudio Ferreti, prefeito eleito em Angra dos Reis; Kaio Márcio, prefeito eleito em Itatiaia; e o vice-prefeito de Valença, Ailton Batista, entre os demais representantes e empresários da região.
Segurança traz estímulo empresarial
A ideia é que, em parceria e com a consultoria da Firjan, os prefeitos eleitos que assumirão suas cadeiras a partir de 2025 possam aplicar as ideias de acordo com a realidade de cada município. Entre os destaques, esteve uma proposta de intensificar a segurança pública nas estradas, já que o combate ao roubo de cargas e intensificação do policiamento são pontos cruciais para redução de custos, tranquilidade aos cidadãos e que estimule ainda mais a atividade empresarial.
Outro ponto debatido foi com relação ao fornecimento de energia elétrica, que é um dos principais desafios em todo Estado do Rio. A intenção é que, algumas medidas, como planejamento de podas de vegetação próximas às redes elétricas, sejam instauradas a fim de melhorar a estabilidade do serviço, aproximar as concessionárias e manter o abastecimento contínuo.
Discussões sobre sustentabilidade e saneamento também não ficaram de fora. A proposta, é que as prefeituras adotem o programa de concessão da Cedae para melhorar a gestão de resíduos e avançar nos serviços de saneamento básico.
Região firma parceria
E claro, o investimento em capital humano para acompanhar as novas transformações das indústrias foi outro ponto de incentivo. Para isso, foi feito um convite às prefeituras em fortalecer a parceria junto à Firjan com o Sesi e Senai para oferecer qualificação técnica. "Precisamos de profissionais preparados para um mercado cada vez mais dinâmico e exigente", enfatizou Henrique Nora.
Com o voto de parceria firmado entre a Firjan e as prefeituras, o presidente finalizou a apresentação destacando que este é o momento para unir os esforços. "Nossa região tem potencial para se destacar e crescer de forma sustentável, mas isso só será possível com um planejamento estratégico alinhado entre o setor público e o privado".