O Departamento de Transportes Rodoviários do Rio (Detro) realizou uma fiscalização do transporte público intermunicipal da região Sul Fluminense nesta sexta-feira (1). A operação foi acompanhada pelo deputado estadual Jari Oliveira (PSB) e começou na Região Leste de Barra Mansa, no bairro Boa Vista, e no terminal rodoviário da Ponte Alta, em Volta Redonda.
O Detro identificou irregularidades em diversos ônibus e lavrou mais de R$ 50 mil em multas, sendo a maior parte delas para a viação Agulhas Negras. As empresas Pinheiral e Elite também receberam autuações. Foram flagrados veículos com pneus carecas, vidros quebrados, assentos soltos, entre outros.
“É inadmissível a forma como a população tem sido tratada em relação ao transporte público. Recebemos diariamente diversas reclamações de moradores do Sul Fluminense, entre outros, sobre atraso nos horários das linhas e veículos em péssimas condições”, disse Jari, acrescentando que somente uma licitação das linhas, com a chegada de novas empresas e novos trajetos, poderá resolver a situação.
Em setembro, o Detro realizou uma audiência pública no Sul Fluminense para debater diretrizes para a criação do edital de licitação das linhas intermunicipais da região. Por determinação judicial, o Governo do Estado deverá realizar um certame – para contratação de uma nova empresa ou consórcio – que irá operar no Médio Paraíba.
“Não precisamos apenas da licitação, vale frisar. É necessário que a gente possa ter novas linhas e trajetos, atendendo assim a necessidade atual da população. A licitação não pode ser feita apenas para regulamentar o que já existe. Ônibus de melhor qualidade, itinerários novos e horários sendo cumpridos são as principais demandas da população”, completou.