Por:

Angraprev chega ao nível máximo de certificação sobre gestão previdenciária

Autarquia é a primeira do estado do RJ a chegar ao nível 4 | Foto: Arquivo/PMAR

O Instituto de Previdência Social de Angra dos Reis (Angraprev) obteve o nível máximo na certificação do Pró-Gestão, programa do governo federal que incentiva institutos previdenciários a buscarem excelência por meio de boas práticas de gestão, nesta última sexta-feira (01). A autarquia angrense conseguiu aumentar o nível do selo, passando do 3 para o 4.

O Pró-Gestão avalia e certifica os institutos no que diz respeito a melhores práticas de controle interno, governança, transparência, qualidade e funcionalidade de produtos, serviços, processos produtivos e entre outras ações.

Instituto obteve 100% de aproveitamento

O programa tem quatro níveis. Quanto mais o instituto sobe de nível, mais se qualifica como bom investidor. Em agosto de 2021, o Angraprev obteve o nível 2; em dezembro de 2022, chegou ao nível 3, conseguindo aprovação em 23 das 24 ações que são pré-requisitos de avaliação. Desta vez, na obtenção do nível 4, houve 100% de aproveitamento, com aprovação nas 24 ações.

Com isso, o Angraprev torna-se a primeira instituição previdenciária do estado do Rio de Janeiro a ter o grau máximo do programa. Além do Angraprev, somente os institutos municipais de Jundiaí (SP), Guarujá (SP), São José do Rio Preto (SP), Caraguatatuba (SP), Manaus (AM) e Salvador (BA), além da previdência estadual de Rondônia, têm o selo nível 4.

O anúncio do novo nível foi seguido por comemoração da equipe na sede da autarquia, no Parque das Palmeiras. A presidente do Angraprev, Luciane Rabha, celebrou a certificação.

- Ser o primeiro do estado do Rio e o oitavo do Brasil, concorrendo com institutos muito grandes, é atestar a capacidade de Angra dos Reis de fazer gestão pública séria, transparente e com comprometimento com o servidor público - ressaltou Luciane.

Certificação traz benefícios

Uma boa certificação no Pró-Gestão proporciona benefícios internos e externos à organização. Externamente, ela pode obter maior credibilidade e aceitação perante outras organizações com as quais se relaciona e ampliar seus investimentos. Por exemplo, um dos principais benefícios da certificação, do ponto de vista dos investimentos, é a ampliação dos limites de alocação nos segmentos de renda variável, fundos imobiliários e estruturados (passando de 45% para 50%).

Já internamente, a instituição previdenciária ganha em conhecimento, organização e melhoria nos processos, evitando o retrabalho, reduzindo custos e alcançando maior eficiência e racionalização. O selo Pró-Gestão atesta que determinada situação declarada pelo instituto é verdadeira, obtida segundo procedimentos padronizados e documentados, reavaliada e renovada periodicamente.