Por:

CORREIO DO VALE: TJRJ proíbe embargo das obras da usina Angra 3

Prefeitura não renovou alvará e obra foi embargada | Foto: Mauricio de Almeida/ TV Brasil

Em decisão, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) acolheu na última semana o recurso interposto pela Eletronuclear determinando a proibição de novos embargos pelo período de 90 dias, enquanto o processo administrativo é analisado. Com isso, a continuidade das obras da usina Angra 3 está assegurada. Em unanimidade, os desembargadores da 7ª Câmara de Direito Público concederam provimento parcial ao recurso da Eletronuclear, determinando que a prefeitura de Angra finalize o processo de renovação do alvará de licença.

 

Possibilidade de mediação

Apesar de uma liminar ter sido concedida inicialmente pelo juízo de primeira instância, esta acabou sendo revogada em sentença. Em junho, a liminar foi restaurada em sede de tutela recursal e agora, confirmada em recurso de apelação. Com a importância e a magnitude da obra, o Tribunal julgou adequado o prazo de 90 dias e sugeriu a possibilidade de mediação entre as partes.

Supostas irregularidades

A Eletronuclear havia solicitado um mandado de segurança, sustentando que não havia irregularidades nas questões levantadas pelo embargo imposto pela prefeitura, após a decisão de não renovar o alvará. A justificativa da medida, segundo o governo municipal, foi devido a uma suposta alteração no projeto urbanístico e ao atraso no pagamento pelo uso do terreno.