Por Ana Luiza Rossi
Para garantir que todos os estudantes inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tenham a oportunidade de comparecer aos locais de prova, os municípios de Volta Redonda, Mendes e Quatis ofereceram transporte gratuito neste primeiro domingo de prova, dia 3, e mantiveram a gratuidade para o segundo dia do exame, que será realizado neste domingo (10).
Em Volta Redonda, o benefício foi assegurado por um decreto assinado pelo prefeito Antonio Francisco Neto, que permitiu que os estudantes usem o Sistema de Transporte Público de Passageiros de Volta Redonda (STPP-VR) sem custo adicional.
Para utilizar a gratuidade, os candidatos devem ir ao posto do Sindpass no Pontual Shopping, Vila Santa Cecília, levando o comprovante de inscrição no Enem e o cartão VR Card. O posto funciona de segunda a sexta-feira das 9h às 18h30, e aos sábados das 9h às 12h30.
Ainda, a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) também preparou um esquema especial com a Guarda Municipal para reforçar a segurança e a orientação nos 17 locais de prova da cidade, com atenção em pontos de maior concentração, como o Instituto de Educação Professor Manuel Marinho e o Colégio Getúlio Vargas.
Em Mendes, os inscritos realizarão as provas na cidade vizinha, Vassouras. Os estudantes já inscritos no programa da prefeitura, deverão se dirigir ao ponto de embarque localizado em frente à Igreja Matriz, na Rua Capitão Francisco Cabral, nº 150, no Centro. O ônibus sairá às 11h30, e o retorno de Vassouras será às 20h, na Avenida Otávio Gomes, nº 11, próximo ao Bramil.
A cidade de Quatis também aderiu à iniciativa. A prefeitura garantiu o transporte gratuito aos estudantes do distrito de São Joaquim já neste domingo e também para o próximo, no dia 10.
Sobre a prova
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) possui objetivo de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. A prova é dividida em duas etapas: no primeiro dia, possui as competências de linguagens, ciências humanas e a redação; no segundo, matemática e ciências da natureza. Cada prova tem 45 questões objetivas de múltipla escolha.
A abertura dos portões nos locais de prova acontecem às 12h, com fechamento às 13h. O início da prova está marcado para as 13h30, com o término previsto para as 19h.
As notas do Enem podem ser usadas para acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni). Elas também são aceitas em instituições de educação superior portuguesas que têm acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Além disso, os participantes do Enem podem pleitear financiamento estudantil em programas do governo, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).