Por Thomás de Paula
Morador de Angra dos Reis, Antony Daniel Suominsky, também conhecido como Antony Gaditas, é atleta e multicampeão de Jiu-Jitsu aos 11 anos, e se prepara para a disputa do campeonato mundial de Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi nos Emirados Árabes.
Faixa amarela no esporte, Antony pratica o esporte desde os 4 anos de idade. O jovem começou a lutar como uma forma de gastar suas energias, pois era um garoto agitado e com dificuldades de concentração na escola. Hoje, coleciona diversas medalhas, cinturões e troféus.
Entre as principais conquistas, Antony conquistou o Campeonato Mundial de Abu Dhabi, é campeão continental da Ásia, bicampeão brasileiro, campeão sul-americano, e diversas outras conquistas. Atualmente, o atleta faz uma temporada de 3 meses de treinos e competições em Abu Dhabi, sendo campeão em duas ocasiões, do Asia Continental AJP em setembro, e do ADCC Maldivas em outubro, e agora se prepara para disputar o World Pro, no dia 8 de novembro, retornando ao Brasil no dia 10.
Família empreende para manter atleta
Para Anderson, pai de Antony, é gratificante ver o filho ser talentoso e responsável desde cedo, sendo referência para muitos jovens. Morador de Gambôa do Belém, comunidade em Angra dos Reis, Antony veio de uma família que não mede esforços para proporcionar ao filho, a oportunidade de seguir seu caminho no esporte.
- Financeiramente não temos condições, mas aprendemos a empreender para ajudar o nosso filho a se manter no esporte, fazemos rifas, feijoadas beneficentes, vendemos tortas de chocolates nas praias e nos campeonatos regionais, algumas empresas de bairro nos ajudam e a prefeitura de Angra dos Reis também ajuda de vez em quando com passagens aéreas - revelou Anderson.
Antony treina no Instituto Gaditas, um projeto social que é inserido na comunidade a 12 anos e vem transformando vidas e revelando diversos atletas. Emmanuel e Roberta Brollo são os fundadores do projeto, eles atualmente moram nos Emirados Árabes e são os mestres de Antony durante a disputa do campeonato mundial.
Assim que Antony voltar ao Brasil, o jovem já tem compromisso marcado em Balneário Camboriú em Santa Catarina, para a disputa do ADCC Brasil Open, no dia 23 de novembro.