Por:

Vale Paraíba e Costa Verde ficam em alerta após chuvas

Em decorrência da chuva, um trecho da Avenida Ayrton Sena, em Resende, cedeu | Foto: Divulgação/Defesa Civil de Resende

Por Ana Luiza Rossi

O Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemadem-RJ) registrou municípios com os maiores acúmulos de chuva, após temporais que atingiram as regiões Sul Fluminense e Costa Verde do Estado neste fim de semana. A lista, cuja última atualização foi neste domingo, registrou a precipitação das últimas 96h liderada por Resende, com 140 mm; em segundo, Itatiaia, com 136,2 mm, e em terceiro, Porto Real, com 114,2 mm. As cidades de Angra dos Reis, Mangaratiba, Barra Mansa, Rio Claro e Barra do Piraí também fizeram parte do ranking, que incluiu alerta para deslizamentos de terra e transbordamento de rios e córregos.

O prefeito de Resende, Diogo Balieiro, chegou a confirmar em suas redes sociais que a cidade ficou entre os dez maiores acumulados em todo estado do Rio de Janeiro. Inclusive, entrou em contato com o governador Cláudio Castro e com o Secretário de Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi, que se colocaram à disposição para ajudar a cidade.

No sábado (16), ele acompanhou o trabalho das equipes da prefeitura, entre Defesa Civil, Agência do Meio Ambiente (Amar), Superintendência de Serviços Públicos e a Secretaria de Desenvolvimento Rural para limpeza e desobstrução das vias em bairros como Surubi, que registrou um deslizamento na Avenida Ayrton Sena. Inclusive, o alerta da Defesa Civil foi estendido até esta segunda (18).

Já em Itatiaia, a prefeitura emitiu um comunicado de que, devido às chuvas, o fornecimento de água foi afetado em toda cidade e a Secretaria de Obras recomendou o uso racional de água enquanto os reparos aconteciam. A precipitação obstruiu com folhas, galhos e outros detritos em diversos pontos de captação. O Correio Sul Fluminense entrou em contato com a prefeitura que, por meio de sua assessoria de imprensa, informou que até este domingo (17), houve casos pontuais de desabastecimentos e de que a expectativa era de que as intercorrências fossem sanadas no mesmo dia.

Com índice de 81 milímetros de chuvas acumuladas até sábado em Barra Mansa, as equipes da Defesa Civil também atuaram em áreas críticas do município, como também monitoraram as áreas de possíveis alagamentos. Inclusive, o Rio Barra Mansa chegou a ter uma alteração em sua altura e alertas via SMS foram disparados.

Rio Paraíba acima do normal

Em Barra do Piraí, a Secretaria de Defesa Civil emitiu um boletim no sábado (16) informando que, em virtude das chuvas intensas, houve aumento nas vazões do Rio Paraíba do Sul e pediu atenção a população ribeirinha pelos riscos de inundações.

O acumulado em Volta Redonda chegou em 78mm e Defesa Civil chegou a registrar que o Rio Paraíba chegou a um nível de 3,70 metros acima do normal. As ruas que passam sob as pontes chegaram a ser interditadas e, mesmo assim, um veículo tentou passar e ficou preso nas águas embaixo da ponte Pequetito Amorim.