Por:

Retomada de ferrovia em Angra é pauta em Brasília

Prefeito eleito Cláudio Ferreti destacou a parceria de Barra Mansa e Rio Claro para viabilizar a recuperação da ferrovia | Foto: Reprodução/Redes sociais

Por Ana Luiza Rossi

O secretário municipal de Planejamento e Parcerias, André Pimenta, junto com o prefeito eleito de Angra dos Reis, Cláudio Ferreti, estiveram nesta segunda-feira (18) na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em Brasília, para debater sobre a retomada da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) que passa por Angra dos Reis. O encontro também contou com presença de Alessandro Baumgartner, superintendente de Transporte Ferroviário e assessor da presidência da ANTT, além dos futuros secretários que integrarão o governo de Ferreti, Vitor Simões, na pasta de Articulações Governamentais, e Rodrigo Gouvêa, de Parcerias e Inovações Tecnológicas.

A conversa abordou maneiras para viabilizar a recuperação do trecho e avançar com cargas na linha férrea que vão do porto de Angra até Porto Seco, em Varginha, no estado de Minas Gerais. "Nossa próxima etapa é conversar com o ministro Renan Filho e o secretário de Transportes, Leonardo Ribeiro, para estarmos viabilizando essa parceria que vai poder estar trazendo essa interligação que vai sair do porto de Angra até o porto de Varginha", explicou Vitor Simões.

Ferreti ressaltou ainda que a retomada da ferrovia viabilizará mais desenvolvimento econômico para a região. "É muito importante trabalhar com quem possa nos ajudar. As parcerias são cruciais para o desenvolvimento de Angra. E Angra dos Reis, Barra Mansa e Rio Claro vão ser muito beneficiadas com essa ação", destacou, já que as cidades também fazem parte do trecho e também são interessadas na retomada.

Em seguida, a comitiva de Ferreti também se reuniu com a Infra S.A, empresa pública vinculada ao Ministério dos Transportes. A reunião, segundo o prefeito eleito, foi produtiva e discutiu os gargalos com relação a infraestrutura da cidade.

- Esta pauta com a Infra S.A foi importantíssima para o avanço de diversos empreendimentos e infraestrutura da cidade. Relações como esta que o prefeito eleito Ferreti está construindo, vão impactar diretamente para viabilizar grandes projetos - concluiu André Pimenta.

Barra Mansa também pede retomada

O prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, também tem buscado chegar em um consenso junto a ANTT para retomar a vocação turística da ferrovia. Inclusive, em outubro deste ano, ele participou de uma audiência pública no Rio de Janeiro para discutir a renovação do contrato com a concessionária VLI Multimodal, que é responsável pela ferrovia.

Em entrevista exclusiva concedida ao Correio Sul Fluminense, o prefeito declarou na época que a linha que que corta Barra Mansa e liga até Angra dos Reis é negligenciada pela empresa e, pelo suposto abandono, a área foi alvo de ocupações irregulares.

Na época, ele pediu, inclusive, que as próximas discussões acerca do trecho envolvessem o desenvolvimento de um novo projeto local. "Seja o retorno da atividade ferroviária com o trem de turismo ou mesmo que seja feita uma ciclovia turística ao longo do percurso até Angra", pontuou Drable.