O indígena Algemiro Karaí Mirim, da aldeia Tekoa Sapukai, situada em Angra dos Reis e considerada a maior do estado do Rio de Janeiro, desembarca em Salvador para compartilhar seus conhecimentos e vivências como liderança, entre os dias 26 e 28 de novembro, durante o Festival Pautas Sociais, promovido pelo Sesc. Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, ele vai contribuir para o intercâmbio de saberes que acontece durante o evento.
Com o tema "Territórios como Existências Ancestrais", o Festival vai reunir representantes quilombolas, indígenas, caiçaras, pantaneiros, ribeirinhos e pescadores de diversas regiões do país. Ao longo de três dias, será oferecida uma programação gratuita composta por rodas de conversa, oficinas, palestras, exibição de mini documentários, apresentações artísticas e vivências em aldeia. O evento traz ainda uma homenagem especial à Mãe Bernadete, que foi líder quilombola da comunidade Pitanga dos Palmares, de Simões Filho (BA). Ela defendia o empoderamento feminino, a criação e aplicação de políticas públicas e uma educação de qualidade. Tinha o sonho de colocar universidades dentro dos quilombos.
O evento é gratuito e fruto do projeto Pautas Sociais, que tem como objetivo fortalecer a articulação dessas redes comunitárias brasileiras diversas.
Por: