Por:

Aman realiza cerimônia do Aspirantado 2024

Aspirantes chegarão as suas primeiras Organizações | Foto: Redes sociais

A Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) realizou neste sábado, 23 de novembro, no Pátio Marechal Mascarenhas de Moraes (PMMM), em Resende, a Cerimônia do Aspirantado 2024.

A Turma Bicentenário General João Manoel Menna Barreto é constituída por 390 Cadetes, sendo 382 oriundos de todas as regiões do Brasil e oito de Nações Amigas. Os Cadetes da Região Sudeste somam 200 (total), os da Região Sul são 73, da Região Nordeste, 62, do Centro-Oeste somam 35 e da Norte, são 12. Já os Cadetes de Nações Amigas são de Moçambique (1), Camarões (3), Guiana (1), Panamá (2) e Senegal (1).

Neste sábado, os Cadetes fizeram a restituição do Espadim, em que pela última vez trajaram o uniforme Azulão. Eles entregaram à instituição as réplicas da Espada de Caxias que portaram desde o primeiro ano da formação na Aman. Num segundo momento, já de uniforme cinza, os Aspirantes a Oficial receberam a Espada de Oficial do Exército Brasileiro.

Em suas redes sociais, o prefeito de Resende, Diogo Balieiro, afirmou que participou do evento com muita honra.

A celebração contou com a presença do Ministro da Defesa, José Mucio, do General de Brigada Marcus Vinicius Gomes Bonifacio, do Comandante do Exército, General Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva e demais autoridades.

"É sempre muito emocionante participar das celebrações da Aman. Sobretudo essa, que simboliza uma mudança de ciclo, quando os aspirantes partem rumo às suas primeiras Organizações Militares espalhadas pelo Brasil, seguindo suas carreiras, após um período de muito aprendizado e disciplina. Parabéns aos novos aspirantes! E também parabenizo a nossa querida Academia, por formar todos os anos nossos oficiais combatentes que prestam um excelente trabalho à nação", disse.

Balieiro afirmou que é motivo de orgulho encerrar seus dois mandatos como prefeito, homenageando o Marechal José Pessoa Cavalcante de Albuquerque, que dará nome à 4ª ponte da cidade, que ligará Bulhões à Barra 3, permitindo um novo acesso à Presidente Dutra.