A temporada de navios já começou em Angra dos Reis e está impactando positivamente a economia da cidade. No último domingo (24) a visita do transatlântico Seaview, com 4.300 pessoas a bordo, movimentou Angra. De acordo com a TurisAngra, cerca de três mil passageiros desembarcaram na Estação Santa Luzia, no centro da cidade, com o objetivo de conhecer um pouco mais das belezas naturais e da história do município.
- Já estamos na temporada de navios, que neste ano será bem longa, indo até o mês de abril. Teremos mais de 50 paradas aqui em Angra dos Reis, e domingo pudemos ver o Cais de Santa Luzia lotado, com muita gente fomentando o comércio. É isso que queremos: um turismo próspero para a cidade - destacou o presidente da TurisAngra, Marc Orichon.
O Seaview foi o quinto navio a parar em Angra dos Reis nesta temporada, sendo o terceiro no continente. A expectativa é de que até abril de 2025, 54 transatlânticos visitem a cidade. Na temporada anterior, mais de 190 mil turistas desembarcaram no município. Agora a expectativa é de aumentar esse número, ultrapassando os 210 mil visitantes.
O desembarque dos turistas influencia significativamente no comércio e na economia da cidade. No total, a TurisAngra estima uma injeção de R$ 140 milhões na economia local com os navios. De acordo com estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV), atualmente, o impacto econômico direto, indireto e induzido é de R$ 668,00 por passageiro no local de desembarque.
Com paradas previstas na Ilha Grande e no continente, muitos turistas aproveitam o desembarque para realizar passeios pelas praias e ilhas, além de conhecer pontos turísticos da cidade como a Casa da Cultura, Casa Larangeiras e Convento São Bernadino de Sena, entre outros.
- Essa temporada vem para reforçar o destaque que a cidade vem ganhando com os turistas. Com o clima favorável e muitas de belezas naturais, Angra dos Reis já está consolidada como um dos destinos preferidos no roteiro de cruzeiros pelo litoral brasileiro. Vimos que muitos visitantes que conhecem a cidade durante a parada do navio voltam em outra oportunidade para conhecer e também aproveitar um pouco mais em Angra - explica o presidente da TurisAngra.