Com o objetivo de promover o desenvolvimento de líderes, gestores e colaboradores por meio da troca de conhecimento, experiências e práticas inovadoras, já começou em Valença o II Congresso Fomenta de Gestão e Liderança. A programação segue até quinta-feira, dia 28, no Centro Universitário de Valença - UNIFAA. Ao todo serão seis palestras ministradas por referências em Gestão e Liderança. A participação é gratuita e aberta ao público, mas é preciso se inscrever acessando (https://www.sympla.com.br/produtor/aciva).
A programação conta com palestras de Alexandre Reis, Executivo do Sistema Firjan; José Rogério Neto, Presidente da FAA; Renato Dias Regazzi, Assessor da Presidência do SEBRAE/RJ; Alessandro Saade, empreendedor, executivo, autor, professor, TEDx speaker e mentor; e David Lederman, organizador dos workshops do Disney Institute no Brasil e Presidente da Lederman Consulting e Education.
Para José Rogério, promover esse congresso "é crucial para o desenvolvimento econômico da região, pois oferece aos participantes acesso a conhecimentos e práticas de gestão modernas e inspiradoras. Esses aprendizados ajudam líderes empresariais a alavancarem suas organizações, gerando empregos, fortalecendo a economia local e criando um ambiente mais competitivo e sustentável." Em sua participação, ele vai abordar o tema "Empresas Eficientes e Perenes": "Minha intenção é discutir como a eficiência na gestão e a sustentabilidade nos processos organizacionais são fundamentais para a longevidade das empresas".
O presidente da Aciva, Leandro Raider, destaca a importância da união de forças para a realização do congresso. "Quando instituições renomadas se unem, elas trazem consigo diferentes perspectivas, experiências e redes de conexão, enriquecendo o conteúdo programático e ampliando o alcance do público participante. Essa parceria fortalece a legitimidade do evento, atraindo especialistas, acadêmicos, gestores e lideranças de diversos setores, interessados em participar de discussões aprofundadas e transformadoras", afirma, acrescentando que "essa sinergia não apenas potencializa o impacto do congresso, mas também consolida um legado de cooperação, aprendizado e progresso que beneficia a sociedade como um todo".
O palestrante David Lederman vai apresentar "O jeito Disney de encantar clientes". "Vou falar de encantamento de clientes e mostrar que é algo pensado, estruturado e planejado, mas com contato humano, tem que ter empatia, brilho no olhar. Em cada ponto de contato, a gente pode prever uma surpresa para o cliente. Pode parecer distante, pois estou em entretenimento e você em outro setor da economia, mas os princípios de encantamento serão inspirados pela Disney. (...) A ideia é que as pessoas saiam com sacadas práticas para a volta ao trabalho. A metodologia que vamos mostrar se aplica a comércio, indústria, serviços, terceiro setor e para empresa de qualquer tamanho", explica, alertando: "em média, conquistar um cliente é cinco vezes mais caro que manter, daí a importância do encantamento e da fidelização dos clientes".
Com mais de 35 anos de experiência no universo do empreendedorismo no Brasil, Alessandro Saade será um dos palestrantes ao abordar "Como Construir uma Cultura de Alta Performance". Ele revela que vai apresentar modelos e cases de quem busca trilhar o caminho da alta performance nas empresas. Saade explica que a produtividade do brasileiro é baixa se comparada a outros países, o que atribui maior importância ao tema que vai discorrer: "Uma cultura de alta performance permite produzir melhor e com menos esforço, identificar as oportunidades e ter mais tempo e flexibilidade para buscá-las e, ter tempo de sobra para pensar, criar e planejar".