Nissan realiza ‘Letramento Racial’ para mais de 130 educadores da região

Por

A Nissan realizou, ao longo dos últimos anos, uma série de ações afirmativas internas para aceleração da igualdade racial

Depois das inúmeras ações afirmativas para promover a aceleração da igualdade racial entre seus colaboradores, a Nissan promoveu, em parceria com o Instituto Identidades do Brasil (ID_BR), sessões de Letramento Racial para mais de 130 educadores de escolas do Sul Fluminense, região que abriga o Complexo Industrial da Nissan em Resende.

"A Nissan acredita na educação como uma ferramenta de transformação e por isso está promovendo junto com o ID_BR esse treinamento específico para a formação de educadores, para que eles atuem como facilitadores deste conteúdo aos estudantes da região. Em nossa visão, o conhecimento fornecido hoje vai refletir na transformação social do amanhã, contribuindo para que os estudantes cresçam com mais consciência crítica e maior engajamento para a aceleração da igualdade racial", explica Daiane Lopes, especialista de Diversidade, Equidade e Inclusão da Nissan.

Os treinamentos foram realizados em duas sessões. A primeira foi voltada a 60 professores do ensino infantil e fundamental da Escola Firjan Senai Sesi de Resende que atendem 600 crianças no município. No dia seguinte, a mesma ação aconteceu na Secretaria de Educação do município de Barra Mansa, com a participação de 73 educadores do ensino básico e fundamental, entre diretores de escolas, pedagogos e professores que representam cerca de 70 instituições de ensino da cidade.

Além do letramento, a Nissan doou às escolas 1.000 unidades da sua Cartilha Racial Infantil, projeto pioneiro da empresa no Brasil, criada para estimular funcionários a terem conversas sobre raça e racismo com menos barreiras e de forma lúdica com suas famílias.