Especial dois anos: Cultura tem o seu devido valor no Correio Sul Fluminense
Por Lanna Silveira
Além do foco nas editorias tradicionais, o Correio Sul Fluminense investe no setor cultural do Médio Paraíba. Semanalmente, o espaço da "Coluna Vale Paraíba" é dedicado a divulgar os eventos que acontecerão em diversas cidades da região durante o fim de semana - tanto os promovidos por grandes organizadores, ou por grupos independentes. Em conjunto à exposição no impresso, as redes sociais do jornal também divulgam parte da Agenda Cultural da semana, selecionando os eventos mais quentes para divulgação e contando ainda com a participação de organizadores ou artistas relacionados aos eventos para convidar o público a comparecer.
Uma das parcerias mais relevantes do Correio na editoria cultural é o Teatro Gacemss, localizado em Volta Redonda. Tendo se firmado como um dos maiores espaços artísticos da cidade, o teatro oferece programação de filmes, como o semanal 'Cine Gacemss' e o anual 'Festival Varilux de Cinema Francês', além de peças regionais, como as da Cia. de Teatro Arte em Cena, e espetáculos de teatro e comédia nacionais, como a recente adaptação de 'O Cravo e a Rosa', estrelado por Isabela Santoni e Cadu Azevedo. Honrando o papel do Gacemss como disseminador da cultura voltarredondense, o Correio abre espaço para total divulgação de suas iniciativas.
Outros espaços da região também receberam destaque nas páginas do jornal, como o Museu Multitemático do médico Francis Bullos, construído em anexo à sua residência, em Barra Mansa. Com muros e paredes que lembram um castelo, o museu abriga um acervo com peças vindas de todas as partes do mundo. Com apenas 30% de sua coleção exposta, os visitantes podem conferir pinturas que vão de Picasso a Salvador Dalí, obras de arte sacra, itens de relevância histórica e social, além de mais de 30 mil volumes literários. Atualmente, as visitações só podem ser feitas por agendamento e são direcionadas especialmente a escolas e universidades da região.