Duas pessoas morrem em acidente na Transpetro, em Angra dos Reis
Segundo o Corpo de Bombeiros, o acidente envolveu cinco trabalhadores
Um acidente no Terminal da Transpetro em Angra dos Reis (Tebig), na região da Costa Verde-RJ, nesta quarta-feira, dia 27, fez duas vítimas fatais e deixou outros três trabalhadores feridos gravemente. Os funcionários são da Olicampo, que presta serviços ao Tebig. Segundo o Corpo de Bombeiros, a tragédia aconteceu na estação de tratamento de efluente (ETE) da unidade por volta de meio-dia.
Os trabalhadores faziam a troca de uma passarela de concreto, localizada acima de um reator. A estrutura metálica que estava sendo removida ruiu, causando o acidente. Em nota, a Transpetro lamentou o acidente e informou que os "trabalhadores foram atendidos imediatamente pelas equipes médicas, mas infelizmente não resistiram". Outro trabalhador, que também estava no local, recebeu atendimento médico e foi encaminhado a um hospital da região, com estado de saúde estável. A Transpetro, juntamente com a Olicampo, está prestando todo apoio aos familiares, segundo a nota da empresa, que irá instaurar uma comissão para apurar as causas do acidente.
Sindipetro-RJ fala em sucateamento da unidade
Em seu site, o Sindicato dos Petroleiros do Rio de Janeiro (Sindipetro-RJ) também divulgou nota e afirmou que vem sistematicamente denunciando a situação de sucateamento e precarização das unidades e dos trabalhadores da Transpetro, próprios e terceirizados, como nos terminais da base do Sindipetro-RJ como o TEBIG e TABG.
- É preciso deixar claro que a direção da Transpetro, através de seu presidente, Sergio Bacci tem se recusado a responder indagações oficializadas pelo Sindicato sobre questões que envolvem falta de efetivos, sucateamento dos terminais e unidades e segurança do trabalho. Sendo assim, o Sindipetro-RJ exige uma reunião urgente com a direção da Transpetro - disse.
Segundo o sindicato, em outubro, ocorreram mortes no sistema Petrobrás, incluindo uma no Complexo Boaventura, em Itaboraí-RJ. Inclusive, a situação ensejou na suspensão de uma reunião de PLR.
O Sindicato que possui uma subsede em Angra dos Reis, e já conta com diretores e advogados acompanhando a situação, também exigi participar de uma investigação completa do ocorrido. Ainda, o Sindipetro-RJ prestará apoio ao Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de Angra dos Rei e Paraty (Sticpar), entidade que representa os trabalhadores envolvidos no acidente.
Transporte de petróleo
O Terminal de Angra dos Reis (Tebig) é reponsável pelo transporte do petróleo para as refinarias de Duque de Caxias (RJ) e Gabriel Passos (MG), além de funcionar como entreposto de exportação e cabotagem - transporte de cargas ou passageiros entre portos de um mesmo país ou entre portos de países diferentes - para terminais de menor porte. O transporte atende a elaboração de bunker e a exportaçào de óleo combustível excedente na produção nacional. O bunker é usado para suprir a demanda de abastecimento dos navios que operam no terminal e nos portos de Mangaratiba e de Sepetiba por barcaça que opera no píer de rebocadores.