Munir, Neto e Bernardo Rossi se reúnem e projeto da ETA de Volta Redonda acelera

Por

Estação de Tratamento de Água em Volta Redonda beneficiará cerca de 700 mil pessoas da região Sul Fluminense.

Uma reunião, articulada pelo deputado estadual Munir Neto, juntou o deputado, o prefeito de Volta Redonda, Antonio Francisco Neto, o titular da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade – SEAS, Bernardo Rossi, o engenheiro Paulo César, PC, presidente do Saae, e as equipes técnicas do INEA e da prefeitura de Volta Redonda.

O resultado foi a aceleração do projeto de implantação de uma Estação de Tratamento de Água – ETA em Volta Redonda, que beneficiará 700 mil pessoas da região Sul Fluminense.

Uma ETA capta a água de locais como rios, lagos, poços artesianos e outras fontes, sejam subterrâneas ou superficiais, e filtram as impurezas da água, tornando-a própria para uso ou até mesmo potável, antes que ela vá para o sistema de distribuição através de adutoras. A ETA de Volta Redonda beneficiará também a população de Barra Mansa, Barra do Piraí e outras regiões.

“Nós já temos vários projetos e programas em Volta Redonda e na Região Sul Fluminense, e agora estamos coroando nosso trabalho com mais um passe rumo a um gol de placa. A ETA é importante, por isso estamos nos empenhando para que a cidade tenha uma. E tanto o secretário e meu amigo Bernardo Rossi, quanto o governador Cláudio Castro, têm sido nossos parceiros nessa missão”, explicou Munir Neto.

“Estamos dando início a um grande sonho de Volta Redonda, que é a construção da nova Estação de Tratamento de Água. Nós temos certeza de que esse investimento vai ajudar muito o nosso município. Agradeço ao deputado Munir, que vem fazendo muito bem esse trabalho de articulação, trazendo grandes projetos para a cidade e a região, e também ao governador Cláudio Castro, que tem sido um grande parceiro”, ressaltou o prefeito.

Segundo Bernardo Rossi, partiu do próprio governador Cláudio Castro a determinação para agilizar todo o processo, reunindo as equipes técnicas da Prefeitura de Volta Redonda com a da SEAS e do Instituto Estadual do Ambiente (Inea). A expectativa é a de que no próximo ano o ajustamento do Termo de Cooperação Técnica esteja concluído. “Vamos iniciar esse grande sonho de Volta Redonda, mas também de Barra Mansa, Barra do Piraí, e outras localidades, podendo atender 700 mil pessoas”, disse o secretário.

Munir esclareceu que além da ETA, outra parceria com o governo do estado, o Limpa Rio, conta com três projetos em andamento: no Limpa Rio Mecanizado, são duas frentes de serviço; uma no Rio Brandão e outra no Córrego dos Carvalhos. E o Limpa Rio Manual: “Já finalizamos o Córrego Bugio, o Córrego 3 Poços e o Córrego da Pedreira. Também já iniciamos o Córrego dos Carvalhos”, esclareceu Munir.

Além desses, está em andamento o Limpa Rio Margens com obras de contenção e a reconfiguração de espaços pertos dos rios e córregos, beneficiando a população com equipamentos de lazer em novas praças e parques, Academias da Terceira Idade, campos de futebol, quadras de esporte e pistas de skate.