‘Instituto Comunitário Paraty’ é inaugurado no bairro Caborê
Objetivo é transformar vulnerabilidades em potencial humano
A cidade de Paraty agora conta com o Instituto Comunitário Paraty (ICP), inaugurado oficialmente no bairro Caborê. O objetivo do instituto é fortalecer e desenvolver o ecossistema local, promovendo a transformação das vulnerabilidades em potencial humano e comunitário, buscando melhorar a qualidade de vida de todos na região. O ICP faz parte do Programa Transformando Territórios, uma iniciativa do IDIS – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social.
O ICP atuará em três frentes principais, articulação e engajamento de diferentes atores locais, promovendo uma cultura de filantropia local; comunidade ativa: com a criação e execução de planos, programas e projetos como Fundos Comunitários Temáticos (saúde integral, educação e inclusão social, cultura e esporte, meio ambiente, e emergências climáticas), editais de apoio, microcrédito, e formações técnico; além do conhecimento, voltado à produção e disseminação de informações e saberes locais, valorizando dados que impulsionem o desenvolvimento da comunidade.
O ICP terá uma governança com Conselho Administrativo, composto por sete membros representantes de instituições locais, uma Diretoria Executiva e um Conselho Comunitário, que está em formação e será composto por 30 atores/lideranças comunitárias locais. À frente da Diretoria Executiva, estará Andreia Estrella, assistente social formada pela Universidade Católica de Santos (UniSantos) e mestre em Ecologia Complexa e Desenvolvimento Sustentável pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC São Paulo).
- O ICP nasce com o objetivo de fortalecer e desenvolver o ecossistema comunitário e socioambiental do território de Paraty contribuindo desta forma, junto com outras entidades, para o desenvolvimento de uma território educador e sustentável que tinha capacidade de transformar as vulnerabilidades em potencial humano, gerando qualidade de vida para todos - destaca a diretora executiva do ICP, Andreia Carvalho.
Programa Transformando Territórios
O Programa Transformando Territórios é uma iniciativa do IDIS com a Charles Stewart Mott Foundation para fomentar a criação, o desenvolvimento e o fortalecimento de Fundações e Institutos Comunitários (FICs) no Brasil por meio de apoio técnico, institucional e financeiro a esses equipamentos. O programa é composto por 15 FICs, localizadas em 10 estados do Brasil.
Fundações e Institutos Comunitários (FICs)
Fundações e Institutos Comunitários (FICs) são instituições que trabalham com o objetivo de trazer desenvolvimento a uma região geográfica delimitada - pode ser um bairro, cidade ou região - sempre com uma visão de longo prazo. As FICs atuam como grantmakers, em outras palavras, são instituições que não implementam projetos sociais, mas financiam iniciativas de outras entidades locais. Além disso, essas organizações fortalecem o terceiro setor da região onde estão implantadas por meio de apoio técnico, produzindo conhecimento e incentivando a cultura de doação na região onde estão inseridas.