Por:

Angra quer verba federal para obras de saneamento básico

Ferreti se reúne com secretário Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades, Leonardo Picciani | Foto: Divulgação

Por Redação

Mesmo com todo o imbróglio envolvendo as eleições municipais de Angra dos Reis, que correm o risco de serem canceladas, como informou a coluna Magnavita, na edição de terça-feira, dia 04, o prefeito eleito, Cláudio Ferreti, foi a Brasília, nesta terça-feira, dia 03, para viabilizar o investimento do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para o projeto de saneamento da Japuíba.

Ferreti se reuniu com o secretário Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades, Leonardo Picciani, e disse que foi avaliada a possibilidade de um investimento de R$ 225 milhões para a execução da obra, que tem potencial para melhorar a qualidade de vida de quem vive em um dos bairros mais populosos da cidade.

Com uma contrapartida de 5% para o município, caso seja aprovado, o financiamento será realizado pela Caixa Econômica Federal.

- Estamos mais uma vez em Brasília buscando parcerias e investimentos para Angra dos Reis. Da última vez que estivemos aqui, discutimos com outros ministérios e órgãos a necessidade de investimentos para ampliação e melhoria dos serviços de tratamento de esgoto, agora demos um passo importante para que o sistema da cidade evolua - afirmou André Pimenta", secretário de Planejamento e Parcerias.

Também participaram da reunião o secretário de Infraestrutura e Obras Públicas, Alan Bernardo, o procurador do município, Erick Halpern, e Rodrigo Gouvea, convidado para assumir a pasta de Parcerias e Inovação Tecnológica na nova gestão.

Agora, a Prefeitura de Angra dos Reis vai reunir a documentação necessária para apresentar à Secretaria Nacional de Saneamento até fevereiro de 2025. O próximo passo é negociar com a Caixa Econômica a possibilidade do financiamento do projeto para, após aprovação, iniciar o processo de licitação, que será executado pela próxima gestão.

- É uma obra de impacto social muito grande, que reverte para o lado ambiental - afirma Felipe Larrosa, presidente do Saae.

Data e horário agendados

A diplomação do prefeito eleito, Claúdio Ferreti, de seu vice-prefeito, Rubinho Metalúrgico, e dos 15 vereadores eleitos no último pleito está marcada para o dia 11 de dezembro, quarta-feira, às 10h, no Plenário Presidente Benedito Adelino, na Câmara Municipal.

Confira os
vereadores eleitos

Kelven da Saude (PP)

Dudu do Turismo (PP)

Marquinho Coelho (SOLIDARIEDADE)

Jorginho Brum (MDB)

Charles Neves (PP)

Greg Duarte (PL)

Jane Veiga (MDB)

Chapinha (PRD)

Nilsinho Batalhador (MDB)

Helinho do Sindicato (AGIR)

Titi Brasil (MDB)

Sargento Thimoteo (REPUBLICANOS)

Leo Marmoraria (AGIR)

Edinho Rodrigues (AVANTE)

Marcelinho Bob (PL)