A prefeita eleita de Barra do Piraí, Katia Miki, do Solidariedade, pode assumir a prefeitura em janeiro com um problema para resolver: a paralisação da empresa que faz a coleta do lixo e alega falta de pagamento. Katia Miki falou que a sua equipe de transição ainda não conseguiu ter acesso ao contrato celebrado entre a empresa responsável e a prefeitura, mas que já solicitou através de ofício.
Ela afirmou ainda que está se preparando para realizar uma licitação emergencial para assegurar o serviço de limpeza na cidade.
-Os barrenses foram deixados por conta própria, enfrentando um acúmulo alarmante de resíduos nos bairros, nos distritos e no centro da cidade. Não tivemos acesso ainda ao contrato celebrado entre a empresa e a prefeitura, mas já solicitamos. Oficiamos também o Ministério Público. Estamos nos preparando para superar esse problema a partir do próximo ano - afirmou Katia, futura prefeita de Barra do Piraí.
Cristiano Almeida, vice-prefeito eleito, está coordenando a transição na secretaria municipal de Saúde. Ele tem feito reuniões diárias com o secretário atual, subsecretário e com o controlador da saúde, e tem buscado informações com os servidores efetivos.
"A saúde sempre foi um dos principais problemas de Barra do Piraí. Temos visto falta de medicamentos na Farmácia Municipal e um ambiente insalubre na maioria dos equipamentos públicos. Visitei 5 unidades de saúde, a maioria delas estão com mofo na parede, um absurdo", disse Cristiano.
A Secretaria de Serviços Públicos também foi criticada pelo próximo governo: "Nos deparamos com uma situação alarmante: um caos generalizado. A falta de organização é evidente em todos os cantos, com materiais amontoados, equipamentos sucateados e um ambiente que mais parece um depósito do que um setor fundamental para a cidade", disse.
Por: