Por Lanna Silveira
A deputada federal Talíria Petrone (PSOL) visitou a cidade de Volta Redonda na última semana para conhecer as principais demandas locais e promover debates sobre organização política. Segundo Talíria, a passagem pelo município foi motivada pela presença de demandas sociais que merecem a atenção do governo federal, como os impactos ambientais e sanitários da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), além das reivindicações dos movimentos sociais e estudantis locais.
A agenda da deputada começou com uma reunião com o prefeito Antonio Francisco Neto (PP) para conversar sobre a possibilidade de elaborar novas emendas parlamentares que contemplem a região Sul Fluminense - com foco especial na área da saúde. Talíria revelou ter a intenção de destinar uma emenda para fortalecer a Assistência de Alta Complexidade da saúde pública municipal, e que o encontro com Neto também serviu para debater meios de viabilização desse investimento.
Em seguida, a deputada se encontrou diretamente com o grupo de catadoras de recicláveis da cidade - que também foram abordadas na reunião com Neto -, além de visitar a ocupação Morada do Sol para conversar sobre o impacto das atividades da CSN na situação ambiental da comunidade. Sobre a situação, Talíria afirmou ter solicitado uma reunião com o Inea (Instituto Estadual do Ambiente), com o governo estadual e com os ministérios da Saúde e do Meio Ambiente para discutir sobre os Termos de Ajustamento de Conduta (TACs) que não foram cumpridos pela empresa, além das formas de alcançar a mitigação dos danos ambientais causados por ela na cidade.
Conversa na UFF
Ao fim da tarde, Talíria compareceu ao campus Aterrado da Universidade Federal Fluminense (UFF) para conversar com estudantes e membros de movimentos sociais sobre as pautas que a comunidade deseja que recebam mais atenção do governo estadual e federal.
Alguns dos assuntos levantados durante o encontro foram a reivindicação pelo fim da escala de trabalho 6x1; violência policial; a falta de interação dos políticos federais e estaduais com as cidades de interior; a poluição da CSN, a degradação do Rio Paraíba do Sul e a falta de fiscalização de órgãos ambientais; as reivindicações do corpo estudantil da UFF; entre outros.
'Caravana pelo futuro'
A presença de Talíria em Volta Redonda faz parte do projeto 'Caravana Pelo Futuro', que tem o objetivo de não restringir a discussão política aos grandes centros do Brasil, percorrendo cidades interioranas de todas as regiões do estado do Rio de Janeiro. A Caravana, que começou em outubro, já visitou Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, e Cabo Frio, na Região dos Lagos. Ainda neste ano, as regiões do Médio Paraíba e da Costa Verde receberão duas visitas da deputada, em Angra dos Reis e Paraty.
- É fundamental que a gente tenha um olhar mais atento ao interior do Rio, que é onde muitas vezes os problemas são invisibilizados, o dinheiro chega depois. Acho que o interior sente muita falta dos políticos presentes, ouvindo as demandas. Esse contato faz a gente governar melhor e atuar melhor nos nossos mandatos - conclui.