O "Dia D de Mobilização Nacional contra o Aedes" foi realizado em Quatis neste sábado (14), das 9h às 14h, na Praça Dr. Teixeira Brandão, no centro da cidade. A iniciativa, promovida em parceria com o Ministério da Saúde, teve como objetivo conscientizar a população sobre a importância de eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti.
Equipes da Divisão de Vigilância Sanitária e Ambiental distribuíram panfletos com orientações práticas para evitar a proliferação do mosquito. Os moradores também receberam informações sobre cuidados médicos, riscos da automedicação e a relevância do diagnóstico precoce das doenças transmitidas pelo vetor.
Nas redes sociais, a prefeitura reforçou o recado para os cidadãos com mensagens que reforçam a simplicidade e eficácia das ações preventivas. "Apenas 10 minutos por semana podem salvar vidas", destacou.
Barra Mansa
No mesmo dia, Barra Mansa também aderiu ao "Dia D". Uma tenda foi montada na Praça da Igreja Matriz de São Sebastião, no centro, onde equipes da Vigilância em Saúde Ambiental realizaram panfletagem e abordaram motoristas na Avenida Joaquim Leite para conscientizá-los sobre os perigos das arboviroses, que são doenças causadas por vírus transmitidos, principalmente, por mosquitos.
As ações incluíram um enfoque lúdico, com um agente vestido de mosquito para chamar a atenção das crianças. "A educação desde cedo é essencial para o controle da proliferação do Aedes aegypti", explicou Wesley dos Santos, agente de combate ao vetor.
O secretário de Saúde, Dr. Sérgio Gomes, enfatizou a importância do engajamento da população no combate ao mosquito. "São apenas 10 minutos semanais que podem fazer a diferença. Precisamos da colaboração de todos para evitar novos casos e salvar vidas", reforçou.
Inclusive, a prefeitura reforçou que dúvidas e solicitações podem ser encaminhadas à Vigilância em Saúde Ambiental pelo telefone (24) 3512-0722.
Angra dos Reis
Na região da Costa Verde, as ações também focaram na conscientização do combate ao mosquito. Em Angra dos Reis, o bairro Belém sediou as atividades do "Dia D". Das 9h às 13h, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu atividades educativas com crianças, visitas domiciliares e a distribuição de materiais informativos.
A vacinação contra a dengue também foi oferecida na Estratégia de Saúde da Família (ESF) do bairro. Crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, público-alvo da imunização, puderam receber a vacina durante a ação. Fora do "Dia D", a vacinação continua disponível nas Clínicas da Família de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e em locais específicos aos sábados.
O supervisor Jorge Rogério Dias Ribeiro ressaltou a escolha estratégica do bairro, que registrou alto número de casos de dengue no início do ano. "Com o apoio da população, podemos reduzir a quantidade de larvas e impedir a proliferação do mosquito. Apenas 10 minutos semanais são suficientes para fazer a diferença", afirmou.
Mobilização Nacional
O "Dia D de Mobilização Nacional contra o Aedes" é uma iniciativa do Ministério da Saúde que visa unir esforços entre Governo Federal, estados, municípios e a população no combate às arboviroses.