Por:

Novo secretário de Resende deixa cadeira no Legislativo

Tande Vieira (esquerda), Secretário Professor Wilson e suplente Sargento Ramires (direita) | Foto: Montagem/CSF

Por Ana Luiza Rossi

O prefeito eleito de Resende, Tande Vieira, anunciou neste fim de semana em suas redes sociais que após análise e aprovação da Câmara de Vereadores, há a pretensão de criar duas novas secretarias para 2025: a de Segurança Pública e a de Cultura. O comissário de polícia José Vicente é o nome que assumirá a primeira pasta e o vereador reeleito, Professor Wilson, ficará a cargo dos equipamentos culturais da cidade. Mas acontece que, Wilson, que é do PL, ao assumir a posição como Secretário deixará a cadeira livre no Legislativo da cidade.

Na distribuição de cadeiras da Câmara de Resende, ficaram duas vagas para o PL: uma para o Professor Wilson, eleito com 1.173 votos, e Zé Antônio Zé Galinha, com 996 votos. Com a saída de Wilson, o próximo a assumir a posição de vereador suplente seria o Sargento Ramires, que fez 924 votos em sua segunda tentativa de entrar para a Câmara de Vereadores nesta eleição municipal.

Sobre o suplente

Ao Correio Sul Fluminense, o Sargento revelou que aceitou o convite e que as expectativas são muito positivas. "Pretendo trabalhar incansavelmente para atender os anseios da população de Resende, ajudando o prefeito Tande a construir um futuro muito melhor para nossa cidade", disse.

Apesar dos trabalhos oficialmente ainda não terem iniciado, o Sargento afirmou que já possui planos em andamento para 2025. Ele quer propor a criação de uma Comissão de Segurança, para dar mais suporte ao secretário da nova pasta de Segurança Pública e trabalhar as emendas parlamentares para estruturar a Guarda Municipal da cidade. "Nosso mandato será um suporte à mais em todas as pautas relacionadas as melhorias na segurança pública", destacou.

Entre as ações de destaque de Ramires está seu Projeto Humanitário BEM Servir. Fundado há pelo menos 4 anos, o projeto - que atua sem fins lucrativos ou religiosos - prestou serviços de assistência alimentar a dezenas de famílias carentes da cidade. A ação, inclusive, se tornou seu principal objetivo de campanha: a construção de um Mini Restaurante Popular. A iniciativa, segundo o vereador, visa combater a fome e garantir a dignidade da comunidade que, por diversas razões, não tenha condições de arcar com uma alimentação adequada.

Aliás, Ramires, que foi diplomado na última semana, agradeceu o apoio em suas redes sociais. "Quero expressar meu mais sincero agradecimento a todos que estiveram presentes em minha diplomação como 1° suplente à vereador. Foi um momento único e emocionante, a presença de vocês fizeram toda a diferença. Agradeço especialmente aos Prefeitos Diogo Balieiro Diniz, Tande Vieira e Kaio Márcio Paiva", disse.

Novo nome

Inclusive, nesta quarta-feira (18) Tande anunciou um novo nome que irá compor seu governo a partir de 1º de janeiro de 2025. O engenheiro agrônomo Wilson Moura se manterá na presidência da Agência do Meio Ambiente de Resende (AMAR), do qual assume desde 2013.

Dentre as funções já exercidas, ele foi Inspetor Regional do onselho Regional de Engenharia e Agronomia de Resende (CREA-RJ), diretor do Instituto para o Desenvolvimento do Médio Vale do Rio Paraíba do Sul (IMVAP), diretor do Departamento de Agricultura de Resende, diretor da Divisão de Projetos da Secretaria Municipal de Agricultura de Resende, Secretário Municipal de Meio Ambiente e entre outros. "Quero agradecer o Wilson por aceitar esse desafio e seguir nessa missão a frente da AMAR. Tenho certeza que com sua experiência ao longo desses anos, vamos seguir avançando ainda mais", afirmou o prefeito eleito.