Com o objetivo de incentivar o empreendedorismo da região a partir do desenvolvimento de ideias inovadoras, o programa Ignite, oferecido aos alunos do CEFET – campus Angra dos Reis –, finalizou uma jornada de nove semanas de conhecimento e inovação no Parque Tecnológico do Mar.
Realizado por meio de uma parceria entre a Fundação Wadhwani, CERTI, CEFET e Parque Tecnológico do Mar, o Ignite visou ao incentivo da cultura empreendedora da região, por meio de quatro projetos de startups criados por alunos do CEFET do município, localizado no Parque Mambucaba.
Raízes do Futuro – créditos de carbono –, Fluxo Verde – saneamento –, Doa+ – doação de sangue – e 7Klean – higienização de tênis de luxo – foram apresentados na manhã de quarta-feira, 18 de dezembro, no Parque Tecnológico do Mar, numa mistura de orgulho e sensação de dever cumprido.
Antes e depois das dos pitches dos alunos do CEFET, profissionais do Parque Tecnológico do Mar ofereceram a estudantes, professores e ao diretor do campus da instituição em Angra dos Reis, Everton Pedroza, informações importantes sobre as missões, objetivos e serviços do Parque.
Os alunos do CEFET presentes no evento também foram informados sobre o início do processo de incubação das 10 startups selecionadas pelo Parque Tecnológico do Mar. Além de assistirem ao pitch de uma delas, TerraMar Biotecnologia Marinha, puderam conferir produtos oferecidos pela própria, num espaço com materiais de divulgação de outra startup selecionada, a Marulho.
Ao final do evento, todos os participantes fizeram um passeio pela estrutura do Parque Tecnológico do Mar, conhecendo suas salas, serviços e suas inúmeras possibilidades de soluções profissionais baseadas na inovação. Sorrisos e olhos bem abertos, atentos a todas as explicações fornecidas pelos profissionais do Parque, mostraram que, na realidade, não se tratava de um desfecho, mas de um início promissor para a maioria dos jovens presentes.
Secretário de Planejamento e Parcerias, André Pimenta também falou sobre o começo dessa estratégica parceria entre o Parque Tecnológico do Mar e o CEFET/RJ: "Essa parceria é um grande ganho para a população, poder público e academia. Todos são beneficiados. O CEFET tem uma grande infraestrutura, que está a mais de 60 km do Parque Tecnológico do Mar. Essa parceria faz com que essa distância seja minimizada, unindo o ecossistema de inovação de todos os atores, para que possamos desenvolver mais a cidade", conclui o secretário de Planejamento e Parcerias.