Por:

Posse: PP e PL assumem maiores prefeituras da região

Prefeito Neto assume pela sexta vez o Executivo de Volta Redonda após ser reeleito | Foto: Cris Oliveira/Divulgação

Por Sônia Paes

A posse dos prefeitos eleitos e reeleitos nesta quarta-feira, dia 1, concretiza a força do PP e do PL, que saíram das urnas com as maiores prefeituras da região: Volta Redonda, Barra Mansa e Resende, além da cidade vizinha Itatiaia, que será administrada por Kaio do Diogo Balieiro, do PL. As posses dos prefeitos eleitos, vice e vereadores começam cedo e vão até o final da tarde.

O prefeito Antonio Francisco Neto, do PP, assume o mandato pela sexta vez em cerimônia, no plenário da Câmara Municipal, às 10 horas, ao lado do vice Sebastião Faria, do PL, e os 21 vereadores eleitos para o mandato de quatro anos.

O Progressistas levou o maior número de cadeiras na Câmara Municipal de Volta Redonda: emplacou quatro vereadores, no município com maior colégio eleitoral. Em Barra Mansa, o PL elegeu quatro vereadores, o maior número entre todos os partidos, e o prefeito Luiz Furlani, que saiu vitorioso em outubro, com apoio do governador Cláudio Castro e do atual prefeito Rodrigo Drable. Furlani será empossado na Câmara Municipal, às 10 horas. Casa onde ele exerceu o mandato de vereador.

A dobradinha PL e PP fez bonito em Resende. Tande Vieira, do PP, foi eleito prefeito com apoio do atual prefeito Diogo Balieiro, do PL. No Legislativo, as siglas - PL e PP - fizeram dois vereadores, cada. O MDB foi o que mais conquistou cadeiras: três. A posse de Tande será às 18 horas na Aman (Academia Militar das Agulhas Negras), com direito a toda pompa que cabe à academia.

A população de Itatiaia, outra cidade que fica na região das Agulhas Negras, também escolheu um candidato do PL: Caio do Diogo Balieiro, eleito com 37,28% dos votos válidos. Ele é aliado de Tande e já têm projetos na gaveta para o mandato que começa nesta quarta-feira, dia 1.

Mulheres no comando

Barra do Piraí e Vassouras serão comandados pela primeira vez na história por mulheres: Kátia Miki, do Solidariedade, e Rosi Silva, do PP, respectivamente. A posse de Kátia Miki está marcada para as 16 horas, no Royal Sport Clube.

Já o horário e local da posse de Rosi não tinha sido divulgados até o fechamento desta edição, por volta das 19 horas. Ela é a atual vice-prefeita de Severino Dias e foi vereadora por três mandatos consecutivos na Câmara Municipal.

Rosi tem nada menos do que 15 anos de vida pública e agora será a gestora do histórico município, conhecido pelo conjunto urbanístico e paisagístico, tombado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). A cidade possui um centro histórico com suntuosos casarões, reflexo da época dos Barões do Café.

A pequena Rio Claro, que faz parte da região da Costa Verde, também será governada pelo PP. Babton Biondi venceu a eleição de outubro. Outro município pequeno que o Progressista saiu vitorioso foi Pinheiral, onde Luciano Muniz venceu com apoio do atual prefeito Ednardo Barbosa, que não pode vir novamente por estar no segundo mandato consecutivo.