Barra Mansa implanta atendimento com IA

Por

Por meio da 'Sara', cidadãos poderão ter acesso direto a serviços pelo WhatsApp, tornando ainda mais prática a resolução de questões burocráticas

Seguindo em sua missão de transformar o modo como se relaciona com os cidadãos, a prefeitura de Barra Mansa acaba de implantar um novo model de atendimetno. Com a proposta de digitalizar e agilizar cada vez mais os atendimentos está ganhando mais uma nova ferramenta: A 'Sara', um serviço coordenado por inteligência artificial (IA) que já ganhou até um avatar e data para estrear, 10 de dezembro.

Por meio do número de WhatsApp (24) 2106-3400, o cidadão é direcionado a um canal de comunicação, onde conta com diversas opções de serviços básicos. Inicialmente a nova modalidade irá contemplar a Secretaria Municipal de Finanças, permitindo que os contribuintes possam, por exemplo, ter acesso direto aos links para emissão de guias ou informações referente ao IPTU, Boletim Cadastral Imobiliário, ITBI, ISS e ITR, Certidões (Contribuinte e Imobiliárias), parcelamento, Nota Fiscal Eletrônica - NFSe, além de várias outras pendências referentes à Dívida Ativa, cadastros (empresarial e imobiliário), arrecadação e ouvidoria. Em breve, outras secretarias também irão aderir a 'Sara'.

O secretário de Finanças, Leonardo Ramos de Oliveira, destacou que o trabalho contínuo visa deixar a Prefeitura de Barra Mansa cada vez mais alinhada e atenta às necessidades de uma sociedade em que a tecnologia se faz presente na vida das pessoas durante todos os momentos do dia, seja em casa, na rua ou no trabalho. "Não estamos medindo esforços em investimentos que possam gerar eficiência e comodidade nos atendimentos aos munícipes, melhorando, assim, a comunicação e a base de dados da prefeitura. Essa é uma tecnologia que vai promover bem-estar, comodidade e uma maior assertividade no atendimento", revelou.

O subsecretário de Receita, Erick Ferraz, falou sobre as expectativas com a chegada da 'Sara' e destacou a importância da ferramenta para melhorar e modernizar a forma de como se comunicar com o contribuinte. "Nós já contamos com o site e o aplicativo para agilizar os atendimentos e, agora com a 'Sara', isso será otimizado e ganhará mais um reforço para somar ao nosso trabalho diário", contou Erick.

Câmera de reconhecimento facial

Aliás, na última quarta-feira (04), a prefeitura também anunciou a implantação de novas câmeras de segurança no Centro, nas principais áreas comerciais e nas entradas e saídas da cidade. A iniciativa tem por objetivo reforçar a segurança, através da análise inteligente das imagens que serão captadas, além de permitir ao município tomadas de decisões preventivas ou corretivas.

De acordo com o secretário da pasta, Capitão Daniel Abreu, as câmeras possuem tecnologia de reconhecimento facial e de leitura de placas, oferecendo tranquilidade aos moradores e eficiência nas operações de segurança.